Sobre a Pós
- Matrícula: R$ 100,00
- Qtd Horas: 380 horas
- Horas por FDS: 40 horas
- Inicio: Agosto de 2024
- Término: Agosto de 2026
- Certificado: MEC
A pós-graduação em Neuropsicologia da Infância e Adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil. O curso oferece uma ampla gama de conteúdos, incluindo o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes, as etapas de todo o processo de avaliação neuropsicológica, bem como as características clínicas das principais alterações que interferem no desenvolvimento dessas faixas etárias, juntamente com os critérios para identificação dos principais transtornos do neurodesenvolvimento e dos transtornos neuropsiquiátricos que ocorrem na infância e adolescência.
Nos módulos do curso, são abordadas as etapas do desenvolvimento cognitivo e sócio emocional, os instrumentos disponíveis para avaliar as diferentes funções cognitivas, além das estratégias e técnicas científicas utilizadas para a análise clínica. Durante a formação, o(a) psicólogo(a) irá trabalha com a avaliação neuropsicológica, por meio de práticas clínicas supervisionadas. Além disso, o curso destaca a produção dos documentos e as questões éticas envolvidas no trabalho do neuropsicólogo(a).
Essa especialização é relevante para quem deseja atuar com crianças e adolescentes, pois promove o conhecimento dos aspectos neuropsicológicos que interferem no desenvolvimento e na aprendizagem de bebês, crianças e adolescentes.
Carga Horária: 380 horas
Dias de Aula: Sábados e Domingos das 8h ÀS 18h
Total de horas por Fim de semana: 40 horas
Taxa de Matrícula: R$ 100,00
Investimento: 22 Parcelas de R$650,00
Opções de Pagamento:
Pagamentos realizados até o dia 10 de cada mês. Após a data de vencimento o valor a ser cobrado será R$700,00
A Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e Adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia e Estudantes de Psicologia a partir do 8º período, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.
MÓDULO | TEMA DA AULA |
2024 | |
1
|
Introdução aos conceitos de Neuropsicologia |
Histórico e Bases Teóricas da Neuropsicologia | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
2
|
Psicometria |
Estatística aplicada à neuropsicologia clínica | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
3
|
Etapas e procecimentos da Avaliação Neuropsicológica |
Entrevistas e análise clínica | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
4 | DEZEMBRO = FÉRIAS |
ANO – 2025 | |
5
|
Avaliação da memória |
As alterações de mémória mais comuns na infância e adolescência. | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
6
|
Avaliação da linguagem |
As alterações de linguagem oral e escrita mais comuns na infância e adolescência | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
7
|
Avaliação da atenção |
As alterações de atenção mais comuns na infância e adolescência. | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
8
|
Avaliação das Funções executivas |
As alterações de funções executivas mais comuns na infância e adolescência. | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
9
|
Avaliação motora, percepção básicas e sensoriais |
As alterações mais comuns na infância e adolescência. | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
10
|
Avaliação da inteligência |
WISC IV – aplicação e correção | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
11 | JULHO = FÉRIAS |
12
|
Avaliação neuropsicológica em bêbes |
Avaliação neuropsicológica em pré-escolares | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
13
|
Elaboração de Laudo Psicológico de Avaliação |
Normativas vigentes e aspectos éticos | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
14
|
Os transtornos Neuropsiquiátricos da Infância |
Avaliação neuropsicológica nos transtornos neuropsiquiátricos da Infância. | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
15
|
Os transtornos do Neurodesenvolvimento. |
Avaliação neuropsicológica nos transtornos do Neurodesenvolvimento. | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
16 | DEZEMBRO = FÉRIAS |
ANO = 2026 | |
17
|
Prática profissional Supervisionada |
Prática profissional Supervisionada | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
18
|
Prática profissional Supervisionada |
Prática profissional Supervisionada | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
19
|
Prática profissional Supervisionada |
Prática profissional Supervisionada | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
20
|
Orientação para elaboração artigo final |
Orientação para elaboração artigo final | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network | |
21
|
Elaboração do Artigo para Publicação |
Elaboração do Artigo para Publicação | |
Estudo Dirigido | |
Mentoria e Network |
A Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e Adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia e Estudantes de Psicologia a partir do 8º período, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.
Ser psicólogo é, antes de mais nada, assumir o compromisso...
As dores que não sofremos sozinhos A primeira grande perda...
Dez Tendências para a Psicologia em 2025 O campo da...
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa
CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO); Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT – GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação; Autor dos livros: Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico; Renadi – Rede de atenção a pessoa idosa; Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática; Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura; Foi professor da PUC – GO e do ITGT – GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC – Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade. Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527
Dra. Glauce Karine Conti de Freitas Elage
Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, localizada em São Paulo – SP. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e é especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É professora e pesquisadora na área de Neuropsicologia infantil, lecionando em diversas instituições de ensino e na Pós-Graduação do Instituto Suassuna, onde ministra aulas sobre neuropsicologia infantil e reabilitação cognitiva. Além disso, é sócia proprietária do Centro Médico Fillium, um centro especializado no atendimento infantil. A principal área de atuação da Dra. é a avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação nos transtornos de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista, e seus principais temas de estudo são desenvolvimento infantil, transtornos do neurodesenvolvimento, avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação neuropsicológica infantil e construção de instrumentos para avaliação. Também é autora de instrumentos para avaliação infantil. CV: http://lattes.cnpq.br/4221487013371829