Sobre a Pós
- Qtd Horas: 380 Horas
- Horas por FDS: 14 horas
- Inicio: 27 de Abril de 2024
- Término: 25 de janeiro de 2026
- Certificado: MEC
A pós-graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e Adolescência é uma especialização voltada para profissionais da Psicologia que desejam se especializar na reabilitação neuropsicológica de crianças e adolescentes. O curso aborda uma ampla variedade de conteúdos, incluindo os modelos teóricos em reabilitação infantil, as estratégias e instrumentos utilizados na reabilitação e estimulação das funções cognitivas, como a atenção, memória, linguagem entre outros processos. Além disso, o programa oferece módulos específicos para o processo de reabilitação de grupos etários variados, como bebês e pré-escolares, crianças e adolescentes com transtornos neuropsiquiátrico e transtornos do neurodesenvolvimento, como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno do espectro autista, transtorno do desenvolvimento intelectual, transtornos específicos de aprendizagem e lesões encefálicas adquiridas. O programa também destaca a importância do trabalho multidisciplinar e da arte terapia no processo de reabilitação.
Durante o curso, os psicólogos têm a oportunidade de praticar a reabilitação neuropsicológica por meio de práticas clínicas supervisionadas e aprender sobre a produção de documentos e as questões éticas envolvidas no trabalho do neuropsicólogo.
Essa especialização é fundamental para profissionais que desejam trabalhar com crianças e adolescentes, pois fornece o conhecimento necessário para a reabilitação e estimulação neuropsicológica infantojuvenil.
Carga Horária: 380 Horas
Dias de Aula: Sábado das 8h às 18h e Domingo das 8h às 12h
Total de horas por Fim de semana: 14 horas
A Pós-Graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia, Estudantes de Psicologia a partir do 8º período e Profissionais da área da Saúde e Educação, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.
MÓDULO | DATA DA AULA | TEMA DA AULA | PROFESSOR RESPONSÁVEL | TITULAÇÃO | HORAS | CARGA ACUMULADA |
2024 | ||||||
1 | 27 de Abril | Princípios neurobiológicos em Reabilitação Neuropsicológica: | Profa.Rejane Soares | Mestre | 9 | 20 |
28 de Abril | bases teóricas e conceituais, modelos em reabilitação. | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
01 de Maio | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
2 | 25 de Maio | Re) habilitação neuropsicológica da atenção e funções executivas em crianças e adolescentes. | Profa.Piera Sampaio Antunes Lima | Especialista | 9 | 40 |
26 de Maio | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
22 de Maio | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
3 | 29 de Junho | (Re) habilitação neuropsicológica da memória em crianças e adolescentes. | Profa.Esmeralda Faaid | Especialista | 9 | 60 |
30 de junho | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
19 de junho | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
4 | JULHO | FÉRIAS | ||||
5 | 24 de Agosto | (Re) habilitação neuropsicológica da Cognição social em crianças e adolescentes. | Profa. Lisandra | Doutora | 9 | 80 |
25 de Agosto | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
21 de Agosto | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
6 | 28 de Setembro | (Re) habilitação de bebês e pré-escolares | Profa. Aline Carvalho Resende Pedro | Especialista | 9 | 100 |
29 de Setembro | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
25 de Setembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
7 | 26 de Outubro | (Re) habilitação neuropsicológica da linguagem em crianças e adolescentes. | Prof. Esp. Camila Franco | Especialista | 9 | 120 |
27 de Outubro | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
23 de Outubro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
8 | 23 de Novembro | Reabilitação neuropsicológica nos Transtornos Específicos de aprendizagem | Prof. Gabriel Rodrigues Brito | Doutor | 9 | 140 |
24 de Novembro | Tema 2 | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
27 de Novembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
9 | 14 de Dezembro | Reabilitação neuropsicológica no Transtorno do Espectro Autista. | Prof.Fernanda Perini | Doutora | 9 | 160 |
15 de Dezembro | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
18 de Dezembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
2025 | ||||||
10 | JANEIRO | FÉRIAS | ||||
11 | 22 de Fevereiro | Reabilitação neuropsicológica no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. | Prof. Dra. Glauce Karine Conti de Freitas | Doutora | 9 | 180 |
23 de Fevereiro | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
19 de Fevereiro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
12 | 29 de Março | Reabilitação neuropsicológica no Transtorno de desenvolvimento Intelectual Prof. | Prof.Fernanda Perini | Doutora | 9 | 200 |
30 de Março | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
19 de Março | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
13 | 26 de Abril | Reabilitação neuropsicológicas em lesões encefálicas | Prof. Me. Tânia | Mestre | 9 | 220 |
27 de Abril | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
30 de Abril | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
14 | 17 de Maio | Re) habilitação neuropsicológica e o trabalho multidisciplinar | Prof. Andrea Magalhães | Doutora | 9 | 240 |
18 de Maio | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
21 de Maio | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
15 | 28 de Junho | (Re) habilitação e a arte | Prof. Me Tânia | Mestre | 9 | 260 |
29 de Junho | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
25 de Junho | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
16 | JULHO | FÉRIAS | ||||
17 | 30 de Agosto | Plano Educacional Individualizado e Orientações aos professores/ familiares/cuidadores | Profa. Aline | Especialista | 9 | 280 |
31 de Agosto | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
20 de Agosto | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
18 | 27 de Setembro | Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica | Profa. Aline | Especialista | 9 | 300 |
28 de Setembro | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
24 de Setembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
19 | 25 de Outubro | Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica | Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage | Doutora | 9 | 320 |
26 de Outubro | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
22 de Outubro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
20 | 29 de Novembro | Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica | Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage | Doutora | 9 | 340 |
30 de Novembro | 4 | |||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
26 de Novembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
21 | DEZEMBRO | FÉRIAS | ||||
2026 | ||||||
22 | 24 de Janeiro | Elaboração do Artigo para Publicação | Profa. Letícia Tofoli | Doutora | 10 | 360 |
25 de Janeiro | Elaboração do Artigo para Publicação | Prof.Glauce Karine Conti de Freitas Elage |
A Pós-Graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia, Estudantes de Psicologia a partir do 8º período e Profissionais da área da Saúde e Educação, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.
Como contar para uma criança que Papai Noel não existe...
Gestalt, Cuidados Paliativos: a palhaçaria no bem-estar do paciente Os...
Educação e Valores: Construindo Bases Sólidas em Meio às Incertezas...
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa
CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO); Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT – GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação; Autor dos livros: Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico; Renadi – Rede de atenção a pessoa idosa; Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática; Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura; Foi professor da PUC – GO e do ITGT – GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC – Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade. Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527
Dra. Glauce Karine Conti de Freitas Elage
Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, localizada em São Paulo – SP. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e é especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É professora e pesquisadora na área de Neuropsicologia infantil, lecionando em diversas instituições de ensino e na Pós-Graduação do Instituto Suassuna, onde ministra aulas sobre neuropsicologia infantil e reabilitação cognitiva. Além disso, é sócia proprietária do Centro Médico Fillium, um centro especializado no atendimento infantil. A principal área de atuação da Dra. é a avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação nos transtornos de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista, e seus principais temas de estudo são desenvolvimento infantil, transtornos do neurodesenvolvimento, avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação neuropsicológica infantil e construção de instrumentos para avaliação. Também é autora de instrumentos para avaliação infantil. CV: http://lattes.cnpq.br/4221487013371829