Como será a Pós

A pós-graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e Adolescência é uma especialização voltada para profissionais da Psicologia que desejam se especializar na reabilitação neuropsicológica de crianças e adolescentes. O curso aborda uma ampla variedade de conteúdos, incluindo os modelos teóricos em reabilitação infantil, as estratégias e instrumentos utilizados na reabilitação e estimulação das funções cognitivas, como a atenção, memória, linguagem entre outros processos. Além disso, o programa oferece módulos específicos para o processo de reabilitação de grupos etários variados, como bebês e pré-escolares, crianças e adolescentes com transtornos neuropsiquiátrico e transtornos do neurodesenvolvimento, como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno do espectro autista, transtorno do desenvolvimento intelectual, transtornos específicos de aprendizagem e lesões encefálicas adquiridas. O programa também destaca a importância do trabalho multidisciplinar e da arte terapia no processo de reabilitação. Durante o curso, os psicólogos têm a oportunidade de praticar a reabilitação neuropsicológica por meio de práticas clínicas supervisionadas e aprender sobre a produção de documentos e as questões éticas envolvidas no trabalho do neuropsicólogo. Essa especialização é fundamental para profissionais que desejam trabalhar com crianças e adolescentes, pois fornece o conhecimento necessário para a reabilitação e estimulação neuropsicológica infantojuvenil.

Aulas

Carga Horária: 380 Horas

Dias de Aula: Sábado das 8h às 18h e Domingo das 8h às 12h

Total de horas por fim de semana: 14 horas

Onde: Ao Vivo e Online pela plataforma do Google Education com interação em tempo real com professores. As aulas ficam disponiveis para os alunos assistirem dentro da plataforma quantas vezes quiser.

Público-Alvo

A Pós-Graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia, Estudantes de Psicologia a partir do 8º período e Profissionais da área da Saúde e Educação, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.

Conteúdo Abordado

MÓDULO DATA DA AULA TEMA DA AULA PROFESSOR RESPONSÁVEL TITULAÇÃO HORAS CARGA ACUMULADA
2024
1
27 de Abril
Princípios neurobiológicos em Reabilitação Neuropsicológica:
Profa.Rejane Soares
Mestre
9
20
28 de Abril
bases teóricas e conceituais, modelos em reabilitação.
4
Estudo dirigido 5
01 de Maio Mentoria e Network Coordenadora 2
2
25 de Maio
Re) habilitação neuropsicológica da atenção e funções executivas em crianças e adolescentes.
Profa.Piera Sampaio Antunes Lima
Especialista
9
40
26 de Maio
4
Estudo dirigido 5
22 de Maio Mentoria e Network Coordenadora 2
3
29 de Junho
(Re) habilitação neuropsicológica da memória em crianças e adolescentes.
Profa.Esmeralda Faaid
Especialista
9
60
30 de junho
4
Estudo dirigido 5
19 de junho Mentoria e Network Coordenadora 2
4 JULHO FÉRIAS
5
24 de Agosto
(Re) habilitação neuropsicológica da Cognição social em crianças e adolescentes.
Profa. Lisandra
Doutora
9
80
25 de Agosto
4
Estudo dirigido 5
21 de Agosto Mentoria e Network Coordenadora 2
6
28 de Setembro
(Re) habilitação de bebês e pré-escolares
Profa. Aline Carvalho Resende Pedro
Especialista
9
100
29 de Setembro
4
Estudo dirigido 5
25 de Setembro Mentoria e Network Coordenadora 2
7
26 de Outubro
(Re) habilitação neuropsicológica da linguagem em crianças e adolescentes.
Prof. Esp. Camila Franco
Especialista
9
120
27 de Outubro
4
Estudo dirigido 5
23 de Outubro Mentoria e Network Coordenadora 2
8
23 de Novembro
Reabilitação neuropsicológica nos Transtornos Específicos de aprendizagem
Prof. Gabriel Rodrigues Brito
Doutor
9
140
24 de Novembro
Tema 2
4
Estudo dirigido 5
27 de Novembro Mentoria e Network Coordenadora 2
9
14 de Dezembro
Reabilitação neuropsicológica no Transtorno do Espectro Autista.
Prof.Fernanda Perini
Doutora
9
160
15 de Dezembro
4
Estudo dirigido 5
18 de Dezembro Mentoria e Network Coordenadora 2
2025
10 JANEIRO FÉRIAS
11
22 de Fevereiro
Reabilitação neuropsicológica no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Prof. Dra. Glauce Karine Conti de Freitas
Doutora
9
180
23 de Fevereiro
4
Estudo dirigido 5
19 de Fevereiro Mentoria e Network Coordenadora 2
12
29 de Março
Reabilitação neuropsicológica no Transtorno de desenvolvimento Intelectual Prof.
Prof.Fernanda Perini
Doutora
9
200
30 de Março
4
Estudo dirigido 5
19 de Março Mentoria e Network Coordenadora 2
13
26 de Abril
Reabilitação neuropsicológicas em lesões encefálicas
Prof. Me. Tânia
Mestre
9
220
27 de Abril
4
Estudo dirigido 5
30 de Abril Mentoria e Network Coordenadora 2
14
17 de Maio
Re) habilitação neuropsicológica e o trabalho multidisciplinar
Prof. Andrea Magalhães
Doutora
9
240
18 de Maio
4
Estudo dirigido 5
21 de Maio Mentoria e Network Coordenadora 2
15
28 de Junho
(Re) habilitação e a arte
Prof. Me Tânia
Mestre
9
260
29 de Junho
4
Estudo dirigido 5
25 de Junho Mentoria e Network Coordenadora 2
16 JULHO FÉRIAS
17
30 de Agosto
Plano Educacional Individualizado e Orientações aos professores/ familiares/cuidadores
Profa. Aline
Especialista
9
280
31 de Agosto
4
Estudo dirigido 5
20 de Agosto Mentoria e Network Coordenadora 2
18
27 de Setembro
Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica
Profa. Aline
Especialista
9
300
28 de Setembro
4
Estudo dirigido 5
24 de Setembro Mentoria e Network Coordenadora 2
19
25 de Outubro
Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica
Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage
Doutora
9
320
26 de Outubro
4
Estudo dirigido 5
22 de Outubro Mentoria e Network Coordenadora 2
20
29 de Novembro
Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica
Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage
Doutora
9
340
30 de Novembro
4
Estudo dirigido 5
26 de Novembro Mentoria e Network Coordenadora 2
21 DEZEMBRO FÉRIAS
2026
22
24 de Janeiro
Elaboração do Artigo para Publicação
Profa. Letícia Tofoli
Doutora
10
360
25 de Janeiro
Elaboração do Artigo para Publicação
Prof.Glauce Karine Conti de Freitas Elage

Objetivo

A Pós-Graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia, Estudantes de Psicologia a partir do 8º período e Profissionais da área da Saúde e Educação, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.

Coordenadores

Dr. Danilo Suassuna Martins Costa
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa
Ver currículo completo
Dra. Glauce Karine Conti de Freitas Elage
Dra. Glauce Karine Conti de Freitas Elage
Ver currículo completo

Por que escolher o Instituto Suassuna?

O Instituto Suassuna é mais do que uma instituição de ensino: é o maior movimento nacional pela valorização da psicologia. Aqui, a sua formação vai além da sala de aula — é completa, estratégica, conectada com a realidade da clínica, da política pública e do mercado. Nenhuma outra instituição no Brasil entrega tanto. Compare abaixo:

🎓 Durante a Pós: o que entregamos nas aulas

Entregas Acadêmicas Instituto Suassuna Outras Instituições
Aulas 100% online e ao vivo + acesso às gravações via Google Education
Turmas em grupos de Whatsapp com interação direta com professores e coordenação
Corpo docente formado por psicólogos atuantes e especialistas seguindo as regras do MEC ⚠️
Entrega de book de fotos profissionais feitas em nossa sede
Metodologia com foco em prática clínica e rentabilidade por hora
Certificação reconhecida pelo MEC com base na nova resolução EAD

🚀 Para sua atuação profissional: o que só o Instituto Suassuna oferece

Projetos, Eventos e Oportunidades Instituto Suassuna Outras Instituições
Projeto “Me Formei, e Agora?” – Programa de atuação orientada para Recém formado
Projeto “Todos Cuidados” – Atuação clínica na prática com ganhos reais em dinheiro
Congresso “Todo Parto Importa” – Maior congresso nacional sobre Psicologia Perinatal
Grupos de estudos com especialistas convidados
Cursos livres, imersões práticas e certificações complementares
Palestras gratuitas e abertas ao público com emissão de certificados
Conteúdos gratuitos no Blog, YouTube e Spotify (Sua Rádio)
Editora Suassuna – publicação de livros e visibilidade científica
Criação e ativação de leis voltadas à atuação do psicólogo
Grupos exclusivos de WhatsApp com oportunidades e rede de apoio
Visibilidade nacional em veículos de mídia e presença institucional forte

Acompanhe nosso blog

Dificuldade na escola. Seria  um transtorno do neurodesenvolvimento?

É comum que crianças apresentem desafios no aprendizado em algum...

Desenvolvimento cerebral da infância à adolescência: o que a ciência nos diz?

Desde a concepção até a vida adulta, o cérebro passa...