Sobre a Pós
- Matrícula: R$ 100,00
- Qtd Horas: 380 Horas
- Horas por FDS: 14 horas
- Inicio: 27 de Abril de 2024
- Término: 25 de janeiro de 2026
- Certificado: MEC
A pós-graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e Adolescência é uma especialização voltada para profissionais da Psicologia que desejam se especializar na reabilitação neuropsicológica de crianças e adolescentes. O curso aborda uma ampla variedade de conteúdos, incluindo os modelos teóricos em reabilitação infantil, as estratégias e instrumentos utilizados na reabilitação e estimulação das funções cognitivas, como a atenção, memória, linguagem entre outros processos. Além disso, o programa oferece módulos específicos para o processo de reabilitação de grupos etários variados, como bebês e pré-escolares, crianças e adolescentes com transtornos neuropsiquiátrico e transtornos do neurodesenvolvimento, como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno do espectro autista, transtorno do desenvolvimento intelectual, transtornos específicos de aprendizagem e lesões encefálicas adquiridas. O programa também destaca a importância do trabalho multidisciplinar e da arte terapia no processo de reabilitação.
Durante o curso, os psicólogos têm a oportunidade de praticar a reabilitação neuropsicológica por meio de práticas clínicas supervisionadas e aprender sobre a produção de documentos e as questões éticas envolvidas no trabalho do neuropsicólogo.
Essa especialização é fundamental para profissionais que desejam trabalhar com crianças e adolescentes, pois fornece o conhecimento necessário para a reabilitação e estimulação neuropsicológica infantojuvenil.
Carga Horária: 380 Horas
Dias de Aula: Sábado das 8h às 18h e Domingo das 8h às 12h
Total de horas por Fim de semana: 14 horas
Taxa de Matrícula: R$ 100,00
Investimento: 22x de R$650,00
Opções de Pagamento:
Pagamentos realizados até o dia 10 de cada mês. Após a data de vencimento o valor a ser cobrado será R$700,00
A Pós-Graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia, Estudantes de Psicologia a partir do 8º período e Profissionais da área da Saúde e Educação, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.
MÓDULO | DATA DA AULA | TEMA DA AULA | PROFESSOR RESPONSÁVEL | TITULAÇÃO | HORAS | CARGA ACUMULADA |
2024 | ||||||
1
|
27 de Abril
|
Princípios neurobiológicos em Reabilitação Neuropsicológica:
|
Profa.Rejane Soares
|
Mestre
|
9
|
20
|
28 de Abril
|
bases teóricas e conceituais, modelos em reabilitação.
|
4
|
||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
01 de Maio | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
2
|
25 de Maio
|
Re) habilitação neuropsicológica da atenção e funções executivas em crianças e adolescentes.
|
Profa.Piera Sampaio Antunes Lima
|
Especialista
|
9
|
40
|
26 de Maio
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
22 de Maio | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
3
|
29 de Junho
|
(Re) habilitação neuropsicológica da memória em crianças e adolescentes.
|
Profa.Esmeralda Faaid
|
Especialista
|
9
|
60
|
30 de junho
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
19 de junho | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
4 | JULHO | FÉRIAS | ||||
5
|
24 de Agosto
|
(Re) habilitação neuropsicológica da Cognição social em crianças e adolescentes.
|
Profa. Lisandra
|
Doutora
|
9
|
80
|
25 de Agosto
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
21 de Agosto | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
6
|
28 de Setembro
|
(Re) habilitação de bebês e pré-escolares
|
Profa. Aline Carvalho Resende Pedro
|
Especialista
|
9
|
100
|
29 de Setembro
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
25 de Setembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
7
|
26 de Outubro
|
(Re) habilitação neuropsicológica da linguagem em crianças e adolescentes.
|
Prof. Esp. Camila Franco
|
Especialista
|
9
|
120
|
27 de Outubro
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
23 de Outubro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
8
|
23 de Novembro
|
Reabilitação neuropsicológica nos Transtornos Específicos de aprendizagem
|
Prof. Gabriel Rodrigues Brito
|
Doutor
|
9
|
140
|
24 de Novembro
|
Tema 2
|
4
|
||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
27 de Novembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
9
|
14 de Dezembro
|
Reabilitação neuropsicológica no Transtorno do Espectro Autista.
|
Prof.Fernanda Perini
|
Doutora
|
9
|
160
|
15 de Dezembro
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
18 de Dezembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
2025 | ||||||
10 | JANEIRO | FÉRIAS | ||||
11
|
22 de Fevereiro
|
Reabilitação neuropsicológica no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
|
Prof. Dra. Glauce Karine Conti de Freitas
|
Doutora
|
9
|
180
|
23 de Fevereiro
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
19 de Fevereiro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
12
|
29 de Março
|
Reabilitação neuropsicológica no Transtorno de desenvolvimento Intelectual
Prof. |
Prof.Fernanda Perini
|
Doutora
|
9
|
200
|
30 de Março
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
19 de Março | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
13
|
26 de Abril
|
Reabilitação neuropsicológicas em lesões encefálicas
|
Prof. Me. Tânia
|
Mestre
|
9
|
220
|
27 de Abril
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
30 de Abril | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
14
|
17 de Maio
|
Re) habilitação neuropsicológica e o trabalho multidisciplinar
|
Prof. Andrea Magalhães
|
Doutora
|
9
|
240
|
18 de Maio
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
21 de Maio | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
15
|
28 de Junho
|
(Re) habilitação e a arte
|
Prof. Me Tânia
|
Mestre
|
9
|
260
|
29 de Junho
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
25 de Junho | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
16 | JULHO | FÉRIAS | ||||
17
|
30 de Agosto
|
Plano Educacional Individualizado e Orientações aos professores/ familiares/cuidadores
|
Profa. Aline
|
Especialista
|
9
|
280
|
31 de Agosto
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
20 de Agosto | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
18
|
27 de Setembro
|
Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica
|
Profa. Aline
|
Especialista
|
9
|
300
|
28 de Setembro
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
24 de Setembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
19
|
25 de Outubro
|
Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica
|
Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage
|
Doutora
|
9
|
320
|
26 de Outubro
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
22 de Outubro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
20
|
29 de Novembro
|
Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica
|
Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage
|
Doutora
|
9
|
340
|
30 de Novembro
|
4
|
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
26 de Novembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
21 | DEZEMBRO | FÉRIAS | ||||
2026 | ||||||
22
|
24 de Janeiro
|
Elaboração do Artigo para Publicação
|
Profa. Letícia Tofoli
|
Doutora
|
10
|
360
|
25 de Janeiro
|
Elaboração do Artigo para Publicação
|
Prof.Glauce Karine Conti de Freitas Elage
|
A Pós-Graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia, Estudantes de Psicologia a partir do 8º período e Profissionais da área da Saúde e Educação, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.
Perinatalidade: Fatores de Risco para a Vinculação nas Técnicas de...
A história da Gestalt-terapia é fascinante, enraizada em diversas correntes...
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa
CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO); Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT – GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação; Autor dos livros: Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico; Renadi – Rede de atenção a pessoa idosa; Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática; Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura; Foi professor da PUC – GO e do ITGT – GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC – Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade. Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527
Dra. Glauce Karine Conti de Freitas Elage
Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, localizada em São Paulo – SP. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e é especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É professora e pesquisadora na área de Neuropsicologia infantil, lecionando em diversas instituições de ensino e na Pós-Graduação do Instituto Suassuna, onde ministra aulas sobre neuropsicologia infantil e reabilitação cognitiva. Além disso, é sócia proprietária do Centro Médico Fillium, um centro especializado no atendimento infantil. A principal área de atuação da Dra. é a avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação nos transtornos de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista, e seus principais temas de estudo são desenvolvimento infantil, transtornos do neurodesenvolvimento, avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação neuropsicológica infantil e construção de instrumentos para avaliação. Também é autora de instrumentos para avaliação infantil. CV: http://lattes.cnpq.br/4221487013371829