

Como será a Pós
A pós-graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e Adolescência é uma especialização voltada para profissionais da Psicologia que desejam se especializar na reabilitação neuropsicológica de crianças e adolescentes. O curso aborda uma ampla variedade de conteúdos, incluindo os modelos teóricos em reabilitação infantil, as estratégias e instrumentos utilizados na reabilitação e estimulação das funções cognitivas, como a atenção, memória, linguagem entre outros processos. Além disso, o programa oferece módulos específicos para o processo de reabilitação de grupos etários variados, como bebês e pré-escolares, crianças e adolescentes com transtornos neuropsiquiátrico e transtornos do neurodesenvolvimento, como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno do espectro autista, transtorno do desenvolvimento intelectual, transtornos específicos de aprendizagem e lesões encefálicas adquiridas. O programa também destaca a importância do trabalho multidisciplinar e da arte terapia no processo de reabilitação. Durante o curso, os psicólogos têm a oportunidade de praticar a reabilitação neuropsicológica por meio de práticas clínicas supervisionadas e aprender sobre a produção de documentos e as questões éticas envolvidas no trabalho do neuropsicólogo. Essa especialização é fundamental para profissionais que desejam trabalhar com crianças e adolescentes, pois fornece o conhecimento necessário para a reabilitação e estimulação neuropsicológica infantojuvenil.
Aulas
Carga Horária: 380 Horas
Dias de Aula: Sábado das 8h às 18h e Domingo das 8h às 12h
Total de horas por fim de semana: 14 horas
Onde: Ao Vivo e Online pela plataforma do Google Education com interação em tempo real com professores. As aulas ficam disponiveis para os alunos assistirem dentro da plataforma quantas vezes quiser.
Público-Alvo
A Pós-Graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia, Estudantes de Psicologia a partir do 8º período e Profissionais da área da Saúde e Educação, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.
Conteúdo Abordado
MÓDULO | DATA DA AULA | TEMA DA AULA | PROFESSOR RESPONSÁVEL | TITULAÇÃO | HORAS | CARGA ACUMULADA |
2024 | ||||||
1 |
27 de Abril |
Princípios neurobiológicos em Reabilitação Neuropsicológica: |
Profa.Rejane Soares |
Mestre |
9 |
20 |
28 de Abril |
bases teóricas e conceituais, modelos em reabilitação. |
4 |
||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
01 de Maio | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
2 |
25 de Maio |
Re) habilitação neuropsicológica da atenção e funções executivas em crianças e adolescentes. |
Profa.Piera Sampaio Antunes Lima |
Especialista |
9 |
40 |
26 de Maio |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
22 de Maio | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
3 |
29 de Junho |
(Re) habilitação neuropsicológica da memória em crianças e adolescentes. |
Profa.Esmeralda Faaid |
Especialista |
9 |
60 |
30 de junho |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
19 de junho | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
4 | JULHO | FÉRIAS | ||||
5 |
24 de Agosto |
(Re) habilitação neuropsicológica da Cognição social em crianças e adolescentes. |
Profa. Lisandra |
Doutora |
9 |
80 |
25 de Agosto |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
21 de Agosto | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
6 |
28 de Setembro |
(Re) habilitação de bebês e pré-escolares |
Profa. Aline Carvalho Resende Pedro |
Especialista |
9 |
100 |
29 de Setembro |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
25 de Setembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
7 |
26 de Outubro |
(Re) habilitação neuropsicológica da linguagem em crianças e adolescentes. |
Prof. Esp. Camila Franco |
Especialista |
9 |
120 |
27 de Outubro |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
23 de Outubro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
8 |
23 de Novembro |
Reabilitação neuropsicológica nos Transtornos Específicos de aprendizagem |
Prof. Gabriel Rodrigues Brito |
Doutor |
9 |
140 |
24 de Novembro |
Tema 2 |
4 |
||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
27 de Novembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
9 |
14 de Dezembro |
Reabilitação neuropsicológica no Transtorno do Espectro Autista. |
Prof.Fernanda Perini |
Doutora |
9 |
160 |
15 de Dezembro |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
18 de Dezembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
2025 | ||||||
10 | JANEIRO | FÉRIAS | ||||
11 |
22 de Fevereiro |
Reabilitação neuropsicológica no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. |
Prof. Dra. Glauce Karine Conti de Freitas |
Doutora |
9 |
180 |
23 de Fevereiro |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
19 de Fevereiro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
12 |
29 de Março |
Reabilitação neuropsicológica no Transtorno de desenvolvimento Intelectual
Prof. |
Prof.Fernanda Perini |
Doutora |
9 |
200 |
30 de Março |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
19 de Março | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
13 |
26 de Abril |
Reabilitação neuropsicológicas em lesões encefálicas |
Prof. Me. Tânia |
Mestre |
9 |
220 |
27 de Abril |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
30 de Abril | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
14 |
17 de Maio |
Re) habilitação neuropsicológica e o trabalho multidisciplinar |
Prof. Andrea Magalhães |
Doutora |
9 |
240 |
18 de Maio |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
21 de Maio | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
15 |
28 de Junho |
(Re) habilitação e a arte |
Prof. Me Tânia |
Mestre |
9 |
260 |
29 de Junho |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
25 de Junho | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
16 | JULHO | FÉRIAS | ||||
17 |
30 de Agosto |
Plano Educacional Individualizado e Orientações aos professores/ familiares/cuidadores |
Profa. Aline |
Especialista |
9 |
280 |
31 de Agosto |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
20 de Agosto | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
18 |
27 de Setembro |
Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica |
Profa. Aline |
Especialista |
9 |
300 |
28 de Setembro |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
24 de Setembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
19 |
25 de Outubro |
Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica |
Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage |
Doutora |
9 |
320 |
26 de Outubro |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
22 de Outubro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
20 |
29 de Novembro |
Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica |
Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage |
Doutora |
9 |
340 |
30 de Novembro |
4 |
|||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
26 de Novembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
21 | DEZEMBRO | FÉRIAS | ||||
2026 | ||||||
22 |
24 de Janeiro |
Elaboração do Artigo para Publicação |
Profa. Letícia Tofoli |
Doutora |
10 |
360 |
25 de Janeiro |
Elaboração do Artigo para Publicação |
Prof.Glauce Karine Conti de Freitas Elage |
Objetivo
A Pós-Graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia, Estudantes de Psicologia a partir do 8º período e Profissionais da área da Saúde e Educação, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.
Coordenadores
Por que escolher o Instituto Suassuna?
O Instituto Suassuna é mais do que uma instituição de ensino: é o maior movimento nacional pela valorização da psicologia. Aqui, a sua formação vai além da sala de aula — é completa, estratégica, conectada com a realidade da clínica, da política pública e do mercado. Nenhuma outra instituição no Brasil entrega tanto. Compare abaixo:
🎓 Durante a Pós: o que entregamos nas aulas
Entregas Acadêmicas | Instituto Suassuna | Outras Instituições |
---|---|---|
Aulas 100% online e ao vivo + acesso às gravações via Google Education | ✅ | ❌ |
Turmas em grupos de Whatsapp com interação direta com professores e coordenação | ✅ | ❌ |
Corpo docente formado por psicólogos atuantes e especialistas seguindo as regras do MEC | ✅ | ⚠️ |
Entrega de book de fotos profissionais feitas em nossa sede | ✅ | ❌ |
Metodologia com foco em prática clínica e rentabilidade por hora | ✅ | ❌ |
Certificação reconhecida pelo MEC com base na nova resolução EAD | ✅ | ✅ |
🚀 Para sua atuação profissional: o que só o Instituto Suassuna oferece
Projetos, Eventos e Oportunidades | Instituto Suassuna | Outras Instituições |
---|---|---|
Projeto “Me Formei, e Agora?” – Programa de atuação orientada para Recém formado | ✅ | ❌ |
Projeto “Todos Cuidados” – Atuação clínica na prática com ganhos reais em dinheiro | ✅ | ❌ |
Congresso “Todo Parto Importa” – Maior congresso nacional sobre Psicologia Perinatal | ✅ | ❌ |
Grupos de estudos com especialistas convidados | ✅ | ❌ |
Cursos livres, imersões práticas e certificações complementares | ✅ | ❌ |
Palestras gratuitas e abertas ao público com emissão de certificados | ✅ | ❌ |
Conteúdos gratuitos no Blog, YouTube e Spotify (Sua Rádio) | ✅ | ❌ |
Editora Suassuna – publicação de livros e visibilidade científica | ✅ | ❌ |
Criação e ativação de leis voltadas à atuação do psicólogo | ✅ | ❌ |
Grupos exclusivos de WhatsApp com oportunidades e rede de apoio | ✅ | ❌ |
Visibilidade nacional em veículos de mídia e presença institucional forte | ✅ | ❌ |
Acompanhe nosso blog
O impacto da tecnologia no desenvolvimento infantil: quanto tempo de tela é seguro?
Nos dias de hoje, as telas fazem parte da rotina...
Dificuldade na escola. Seria um transtorno do neurodesenvolvimento?
É comum que crianças apresentem desafios no aprendizado em algum...
Desenvolvimento cerebral da infância à adolescência: o que a ciência nos diz?
Desde a concepção até a vida adulta, o cérebro passa...