Como será a Pós

A pós-graduação em Neuropsicologia da Infância e Adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil. O curso oferece uma ampla gama de conteúdos, incluindo o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes, as etapas de todo o processo de avaliação neuropsicológica, bem como as características clínicas das principais alterações que interferem no desenvolvimento dessas faixas etárias, juntamente com os critérios para identificação dos principais transtornos do neurodesenvolvimento e dos transtornos neuropsiquiátricos que ocorrem na infância e adolescência.
Nos módulos do curso, são abordadas as etapas do desenvolvimento cognitivo e sócio emocional, os instrumentos disponíveis para avaliar as diferentes funções cognitivas, além das estratégias e técnicas científicas utilizadas para a análise clínica. Durante a formação, o(a) psicólogo(a) irá trabalha com a avaliação neuropsicológica, por meio de práticas clínicas supervisionadas. Além disso, o curso destaca a produção dos documentos e as questões éticas envolvidas no trabalho do neuropsicólogo(a).
Essa especialização é relevante para quem deseja atuar com crianças e adolescentes, pois promove o conhecimento dos aspectos neuropsicológicos que interferem no desenvolvimento e na aprendizagem de bebês, crianças e adolescentes.

Aulas

Carga Horária: 380 horas

Dias de Aula: Sábados e Domingos das 8h ÀS 18h

Total de horas por Fim de semana: 40 horas

Investimento

Taxa de Matrícula: R$ 100,00

Investimento: 22 Parcelas de R$650,00

Opções de Pagamento:

Pagamentos realizados até o dia 10 de cada mês. Após a data de vencimento o valor a ser cobrado será R$700,00

Público Alvo

A Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e Adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia e Estudantes de Psicologia a partir do 8º período, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.

Conteúdo Abordado

MÓDULO DATA DA AULA TEMA DA AULA PROFESSOR RESPONSÁVEL TITULAÇÃO HORAS CARGA ACUMULADA
2024
1  27 de Abril Introduçãos conceitos de Neuropsicologia Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage Doutora 9 20
28 de Abril Histórico e Bases Teóricas da Neuropsicologia 4
Estudo dirigido 5
01 de Maio Mentoria e Network Coordenadora 2
2 18 de Maio Psicometria Prof. Fernando Pessotto Doutor 9 40
19 de Maio Estatística aplicada à neuropsicologia clínica 4
Estudo dirigido 5
22 de Maio Mentoria e Network Coordenadora 2
3 15 de Junho Etapas e procecimentos da Avaliação Neuropsicológica Prof. Andréa Magalhães Doutora 9 60
16 de junho Entrevistas e análise clínica 4
Estudo dirigido 5
19 de junho Mentoria e Network Coordenadora 2
4 JULHO FÉRIAS
5 17 de Agosto Avaliação da memória Prof. Ana Idalina Doutora 9 80
18 de Agosto As alterações de mémória mais comuns na infância e adolescência. 4
Estudo dirigido 5
21 de Agosto Mentoria e Network Coordenadora 2
6 21 de Setembro Avaliação da linguagem Prof. Gabriel Rodrigues Brito Doutor 9 100
22 de Setembro As alterações de linguagem oral e escrita mais comuns na infância e adolescência 4
Estudo dirigido 5
25 de Setembro Mentoria e Network Prof. Gabriel R. Brito 2
7 19 e 20  de Outubro Avaliação da atenção Prof. Piera Sampaio A. Lima Especialista 9 120
27 de Outubro As alterações de atenção mais comuns na infância e adolescência. 4
Estudo dirigido 5
23 de Outubro Mentoria e Network Coordenadora 2
8 30 de Novembro Avaliação das Funções executivas Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage Doutora 9 140
1 de dezembro As alterações de funções executivas mais comuns na infância e adolescência. 4
Estudo dirigido 5
04 de dezembro Mentoria e Network Coordenadora 2
9 14 de Dezembro Avaliação motora, percepção básicas e sensoriais Prof Micheli Especialista 9 160
15 de Dezembro As alterações mais comuns na infância e adolescência. 4
Estudo dirigido 5
18 de Dezembro Mentoria e Network Coordenadora 2
2025
10 JANEIRO FÉRIAS
11 15 de Fevereiro Avaliação da inteligência Prof Fernando Pessotto Doutor 9 180
16 de Fevereiro WISC IV  – aplicação e correção 4
Estudo dirigido 5
19 de Fevereiro Mentoria e Network Coordenadora 2
12 15 de Março Avaliação neuropsicológica em bêbes Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage Doutora 9 200
16 de Março Avaliação neuropsicológica em pré-escolares 4
Estudo dirigido 5
19 de Março Mentoria e Network Coordenadora 2
13 19  de Abril Elaboração de Laudo Psicológico de Avaliação Prof. Piera Sampaio A. Lima Especialista 9 220
20  de Abril Normativas vigentes e aspectos éticos 4
Estudo dirigido 5
30 de Abril Mentoria e Network Coordenadora 2
14 17 de Maio Os transtornos Neuropsiquiátricos da Infância Prof. Esmeralda Faiad Especialista 9 240
18 de Maio Avaliação neuropsicológica nos  transtornos neuropsiquiátricos da Infância. 4
Estudo dirigido 5
21 de Maio Mentoria e Network Coordenadora 2
15 28 de Junho Os transtornos do Neurodesenvolvimento. Prof. Esmeralda Faiad Especialista 9 260
29 de Junho Avaliação neuropsicológica nos transtornos do Neurodesenvolvimento. 4
Estudo dirigido 5
25 de Junho Mentoria e Network Coordenadora 2
16 JULHO FÉRIAS
17 16 de Agosto Prática profissional Supervisionada Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage Doutora 9 280
17 de Agosto Prática profissional Supervisionada 4
Estudo dirigido 5
20 de Agosto Mentoria e Network Coordenadora 2
18 20 de Setembro Prática profissional Supervisionada Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage Doutora 9 300
21 de Setembro Prática profissional Supervisionada 4
Estudo dirigido 5
24 de Setembro Mentoria e Network Coordenadora 2
19 18 de Outubro Prática profissional Supervisionada Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage Doutora 9 320
19 de Outubro Prática profissional Supervisionada 4
Estudo dirigido 5
22 de Outubro Mentoria e Network Coordenadora 2
20 22 de Novembro Orientação para elaboração artigo final Prof. Letícia Tofoli Especialista 9 340
23 de Novembro Orientação para publicação do artigo final 4
Estudo dirigido 5
26 de Novembro Mentoria e Network Coordenadora 2
21 DEZEMBRO FÉRIAS
2026
22 17 de Janeiro Elaboração do  Artigo para Publicação Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage Doutora 10 360
18 de Janeiro Elaboração do  Artigo para Publicação Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage

Objetivo

A Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e Adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia e Estudantes de Psicologia a partir do 8º período, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.

Comment Images
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa

CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO); Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT – GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação; Autor dos livros: Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico; Renadi – Rede de atenção a pessoa idosa; Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática; Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura; Foi professor da PUC – GO e do ITGT – GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC – Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade. Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527

Comment Images
Dra. Glauce Karine Conti de Freitas Elage

Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, localizada em São Paulo – SP. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e é especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É professora e pesquisadora na área de Neuropsicologia infantil, lecionando em diversas instituições de ensino e na Pós-Graduação do Instituto Suassuna, onde ministra aulas sobre neuropsicologia infantil e reabilitação cognitiva. Além disso, é sócia proprietária do Centro Médico Fillium, um centro especializado no atendimento infantil. A principal área de atuação da Dra. é a avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação nos transtornos de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista, e seus principais temas de estudo são desenvolvimento infantil, transtornos do neurodesenvolvimento, avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação neuropsicológica infantil e construção de instrumentos para avaliação. Também é autora de instrumentos para avaliação infantil. CV: http://lattes.cnpq.br/4221487013371829

Comment Images

Acompanhe nosso blog

6 fev
Blog
Análise do filme “Anatomia de uma Queda”

Não satisfaz as expectativas do espectador aficcionado por descobrir “quem...

31 jan
Blog
A Psicologia da Saúde e Hospitalar e a formação sistêmica para a atuação ampliada

A Psicologia da Saúde e Hospitalar é uma subárea da...

10 jan
Blog
Gratidão ou Obrigado

Sempre me senti inquieto com a palavra "gratidão". Em uma...

Abrir bate-papo
Fale agora pelo Whatsapp!