Sobre a Pós
- Matrícula: R$ 100,00
- Qtd Horas: 380 horas
- Horas por FDS: 40 horas
- Inicio: 27 de abril de 2024
- Término: 18 de janeiro de 2026
- Certificado: MEC
A pós-graduação em Neuropsicologia da Infância e Adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil. O curso oferece uma ampla gama de conteúdos, incluindo o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes, as etapas de todo o processo de avaliação neuropsicológica, bem como as características clínicas das principais alterações que interferem no desenvolvimento dessas faixas etárias, juntamente com os critérios para identificação dos principais transtornos do neurodesenvolvimento e dos transtornos neuropsiquiátricos que ocorrem na infância e adolescência.
Nos módulos do curso, são abordadas as etapas do desenvolvimento cognitivo e sócio emocional, os instrumentos disponíveis para avaliar as diferentes funções cognitivas, além das estratégias e técnicas científicas utilizadas para a análise clínica. Durante a formação, o(a) psicólogo(a) irá trabalha com a avaliação neuropsicológica, por meio de práticas clínicas supervisionadas. Além disso, o curso destaca a produção dos documentos e as questões éticas envolvidas no trabalho do neuropsicólogo(a).
Essa especialização é relevante para quem deseja atuar com crianças e adolescentes, pois promove o conhecimento dos aspectos neuropsicológicos que interferem no desenvolvimento e na aprendizagem de bebês, crianças e adolescentes.
Carga Horária: 380 horas
Dias de Aula: Sábados e Domingos das 8h ÀS 18h
Total de horas por Fim de semana: 40 horas
Taxa de Matrícula: R$ 100,00
Investimento: 22 Parcelas de R$650,00
Opções de Pagamento:
Pagamentos realizados até o dia 10 de cada mês. Após a data de vencimento o valor a ser cobrado será R$700,00
A Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e Adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia e Estudantes de Psicologia a partir do 8º período, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.
MÓDULO | DATA DA AULA | TEMA DA AULA | PROFESSOR RESPONSÁVEL | TITULAÇÃO | HORAS | CARGA ACUMULADA |
2024 | ||||||
1 | 27 de Abril | Introduçãos conceitos de Neuropsicologia | Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage | Doutora | 9 | 20 |
28 de Abril | Histórico e Bases Teóricas da Neuropsicologia | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
01 de Maio | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
2 | 18 de Maio | Psicometria | Prof. Fernando Pessotto | Doutor | 9 | 40 |
19 de Maio | Estatística aplicada à neuropsicologia clínica | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
22 de Maio | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
3 | 15 de Junho | Etapas e procecimentos da Avaliação Neuropsicológica | Prof. Andréa Magalhães | Doutora | 9 | 60 |
16 de junho | Entrevistas e análise clínica | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
19 de junho | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
4 | JULHO | FÉRIAS | ||||
5 | 17 de Agosto | Avaliação da memória | Prof. Ana Idalina | Doutora | 9 | 80 |
18 de Agosto | As alterações de mémória mais comuns na infância e adolescência. | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
21 de Agosto | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
6 | 21 de Setembro | Avaliação da linguagem | Prof. Gabriel Rodrigues Brito | Doutor | 9 | 100 |
22 de Setembro | As alterações de linguagem oral e escrita mais comuns na infância e adolescência | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
25 de Setembro | Mentoria e Network | Prof. Gabriel R. Brito | 2 | |||
7 | 19 e 20 de Outubro | Avaliação da atenção | Prof. Piera Sampaio A. Lima | Especialista | 9 | 120 |
27 de Outubro | As alterações de atenção mais comuns na infância e adolescência. | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
23 de Outubro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
8 | 30 de Novembro | Avaliação das Funções executivas | Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage | Doutora | 9 | 140 |
1 de dezembro | As alterações de funções executivas mais comuns na infância e adolescência. | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
04 de dezembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
9 | 14 de Dezembro | Avaliação motora, percepção básicas e sensoriais | Prof Micheli | Especialista | 9 | 160 |
15 de Dezembro | As alterações mais comuns na infância e adolescência. | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
18 de Dezembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
2025 | ||||||
10 | JANEIRO | FÉRIAS | ||||
11 | 15 de Fevereiro | Avaliação da inteligência | Prof Fernando Pessotto | Doutor | 9 | 180 |
16 de Fevereiro | WISC IV – aplicação e correção | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
19 de Fevereiro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
12 | 15 de Março | Avaliação neuropsicológica em bêbes | Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage | Doutora | 9 | 200 |
16 de Março | Avaliação neuropsicológica em pré-escolares | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
19 de Março | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
13 | 19 de Abril | Elaboração de Laudo Psicológico de Avaliação | Prof. Piera Sampaio A. Lima | Especialista | 9 | 220 |
20 de Abril | Normativas vigentes e aspectos éticos | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
30 de Abril | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
14 | 17 de Maio | Os transtornos Neuropsiquiátricos da Infância | Prof. Esmeralda Faiad | Especialista | 9 | 240 |
18 de Maio | Avaliação neuropsicológica nos transtornos neuropsiquiátricos da Infância. | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
21 de Maio | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
15 | 28 de Junho | Os transtornos do Neurodesenvolvimento. | Prof. Esmeralda Faiad | Especialista | 9 | 260 |
29 de Junho | Avaliação neuropsicológica nos transtornos do Neurodesenvolvimento. | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
25 de Junho | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
16 | JULHO | FÉRIAS | ||||
17 | 16 de Agosto | Prática profissional Supervisionada | Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage | Doutora | 9 | 280 |
17 de Agosto | Prática profissional Supervisionada | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
20 de Agosto | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
18 | 20 de Setembro | Prática profissional Supervisionada | Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage | Doutora | 9 | 300 |
21 de Setembro | Prática profissional Supervisionada | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
24 de Setembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
19 | 18 de Outubro | Prática profissional Supervisionada | Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage | Doutora | 9 | 320 |
19 de Outubro | Prática profissional Supervisionada | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
22 de Outubro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
20 | 22 de Novembro | Orientação para elaboração artigo final | Prof. Letícia Tofoli | Especialista | 9 | 340 |
23 de Novembro | Orientação para publicação do artigo final | 4 | ||||
Estudo dirigido | 5 | |||||
26 de Novembro | Mentoria e Network | Coordenadora | 2 | |||
21 | DEZEMBRO | FÉRIAS | ||||
2026 | ||||||
22 | 17 de Janeiro | Elaboração do Artigo para Publicação | Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage | Doutora | 10 | 360 |
18 de Janeiro | Elaboração do Artigo para Publicação | Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage |
A Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e Adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia e Estudantes de Psicologia a partir do 8º período, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.
Não satisfaz as expectativas do espectador aficcionado por descobrir “quem...
A Psicologia da Saúde e Hospitalar é uma subárea da...
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa
CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO); Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT – GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação; Autor dos livros: Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico; Renadi – Rede de atenção a pessoa idosa; Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática; Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura; Foi professor da PUC – GO e do ITGT – GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC – Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade. Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527
Dra. Glauce Karine Conti de Freitas Elage
Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, localizada em São Paulo – SP. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e é especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É professora e pesquisadora na área de Neuropsicologia infantil, lecionando em diversas instituições de ensino e na Pós-Graduação do Instituto Suassuna, onde ministra aulas sobre neuropsicologia infantil e reabilitação cognitiva. Além disso, é sócia proprietária do Centro Médico Fillium, um centro especializado no atendimento infantil. A principal área de atuação da Dra. é a avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação nos transtornos de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista, e seus principais temas de estudo são desenvolvimento infantil, transtornos do neurodesenvolvimento, avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação neuropsicológica infantil e construção de instrumentos para avaliação. Também é autora de instrumentos para avaliação infantil. CV: http://lattes.cnpq.br/4221487013371829