Como será a Pós

A pós-graduação em Neuropsicologia da Infância e Adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil. O curso oferece uma ampla gama de conteúdos, incluindo o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes, as etapas de todo o processo de avaliação neuropsicológica, bem como as características clínicas das principais alterações que interferem no desenvolvimento dessas faixas etárias, juntamente com os critérios para identificação dos principais transtornos do neurodesenvolvimento e dos transtornos neuropsiquiátricos que ocorrem na infância e adolescência.
Nos módulos do curso, são abordadas as etapas do desenvolvimento cognitivo e sócio emocional, os instrumentos disponíveis para avaliar as diferentes funções cognitivas, além das estratégias e técnicas científicas utilizadas para a análise clínica. Durante a formação, o(a) psicólogo(a) irá trabalha com a avaliação neuropsicológica, por meio de práticas clínicas supervisionadas. Além disso, o curso destaca a produção dos documentos e as questões éticas envolvidas no trabalho do neuropsicólogo(a).
Essa especialização é relevante para quem deseja atuar com crianças e adolescentes, pois promove o conhecimento dos aspectos neuropsicológicos que interferem no desenvolvimento e na aprendizagem de bebês, crianças e adolescentes.

Aulas

Carga Horária: 380 horas

Dias de Aula: Sábados e Domingos das 8h ÀS 18h

Total de horas por Fim de semana: 40 horas

Investimento

Taxa de Matrícula: R$ 100,00

Investimento: 22 Parcelas de R$650,00

Opções de Pagamento:

Pagamentos realizados até o dia 10 de cada mês. Após a data de vencimento o valor a ser cobrado será R$700,00

Público Alvo

A Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e Adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia e Estudantes de Psicologia a partir do 8º período, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.

Conteúdo Abordado

MÓDULO TEMA DA AULA
2024
1
Introdução aos conceitos de Neuropsicologia
Histórico e Bases Teóricas da Neuropsicologia
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
2
Psicometria
Estatística aplicada à neuropsicologia clínica
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
3
Etapas e procecimentos da Avaliação Neuropsicológica
Entrevistas e análise clínica
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
4 DEZEMBRO = FÉRIAS
ANO – 2025
5
Avaliação da memória
As alterações de mémória mais comuns na infância e adolescência.
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
6
Avaliação da linguagem
As alterações de linguagem oral e escrita mais comuns na infância e adolescência
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
7
Avaliação da atenção
As alterações de atenção mais comuns na infância e adolescência.
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
8
Avaliação das Funções executivas
As alterações de funções executivas mais comuns na infância e adolescência.
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
9
Avaliação motora, percepção básicas e sensoriais
As alterações mais comuns na infância e adolescência.
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
10
Avaliação da inteligência
WISC IV – aplicação e correção
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
11 JULHO = FÉRIAS
12
Avaliação neuropsicológica em bêbes
Avaliação neuropsicológica em pré-escolares
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
13
Elaboração de Laudo Psicológico de Avaliação
Normativas vigentes e aspectos éticos
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
14
Os transtornos Neuropsiquiátricos da Infância
Avaliação neuropsicológica nos transtornos neuropsiquiátricos da Infância.
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
15
Os transtornos do Neurodesenvolvimento.
Avaliação neuropsicológica nos transtornos do Neurodesenvolvimento.
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
16 DEZEMBRO = FÉRIAS
ANO = 2026
17
Prática profissional Supervisionada
Prática profissional Supervisionada
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
18
Prática profissional Supervisionada
Prática profissional Supervisionada
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
19
Prática profissional Supervisionada
Prática profissional Supervisionada
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
20
Orientação para elaboração artigo final
Orientação para elaboração artigo final
Estudo Dirigido
Mentoria e Network
21
Elaboração do Artigo para Publicação
Elaboração do Artigo para Publicação
Estudo Dirigido
Mentoria e Network

Objetivo

A Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e Adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia e Estudantes de Psicologia a partir do 8º período, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.

Comment Images
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa

CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO); Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT – GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação; Autor dos livros: Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico; Renadi – Rede de atenção a pessoa idosa; Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática; Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura; Foi professor da PUC – GO e do ITGT – GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC – Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade. Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527

Comment Images
Dra. Glauce Karine Conti de Freitas Elage

Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, localizada em São Paulo – SP. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e é especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É professora e pesquisadora na área de Neuropsicologia infantil, lecionando em diversas instituições de ensino e na Pós-Graduação do Instituto Suassuna, onde ministra aulas sobre neuropsicologia infantil e reabilitação cognitiva. Além disso, é sócia proprietária do Centro Médico Fillium, um centro especializado no atendimento infantil. A principal área de atuação da Dra. é a avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação nos transtornos de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista, e seus principais temas de estudo são desenvolvimento infantil, transtornos do neurodesenvolvimento, avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação neuropsicológica infantil e construção de instrumentos para avaliação. Também é autora de instrumentos para avaliação infantil. CV: http://lattes.cnpq.br/4221487013371829

Comment Images

Acompanhe nosso blog

23 jul
Blog
Prevenção do Suicídio em Adolescentes: Abordagens e Estratégias Efetivas

Wagner e Oliveira (2007) destacam uma possível correlação entre adolescentes...

23 jul
Blog
Prevenção ao Suicídio: Preparação para o Setembro Amarelo

Agosto é um mês crucial para a preparação da campanha...

9 jul
Blog
Impotência em Adolescentes: cada vez mais comum

A adolescência é um período crucial no desenvolvimento humano, marcado...