Outubro Rosa: quem tem câncer de mama precisa cuidar da saúde de forma integral

  • 26 out

Outubro Rosa: quem tem câncer de mama precisa cuidar da saúde de forma integral

 

Psicólogo alerta para a necessidade de dar atenção a várias áreas da vida para conquistar o bem estar

 

O mês de outubro foi escolhido para promover mundialmente a conscientização sobre a prevenção e o controle do câncer de mama. O Outubro Rosa, celebrado anualmente desde os anos 1990, quando foi iniciado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, tem foco em lembrar às mulheres sobre a necessidade do autocuidado e da prevenção. E, no caso das pacientes que estão tratando a  sua doença, a época é uma boa oportunidade também para se reforçar a importância de cuidar da saúde de forma integral. 

Segundo Danilo Suassuna, idealizador do Instituto Suassuna, que organiza e realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia, quando uma mulher recebe um diagnóstico de câncer de mama, é natural que fique com o seu emocional abalado. “Por essa razão é extremamente necessário que essas pacientes recebam apoio durante todo o processo de tratamento, e que também começam a dar mais atenção a áreas fundamentais da vida que precisam ser cuidadas”, explica.

O psicólogo afirma que é preciso estar atento a cinco pontos importantes: a dimensão física; a dimensão espiritual; a dimensão social; a dimensão afetiva e a dimensão racional. “Se essas áreas estiverem bem cuidadas podem proporcionar mais equilíbrio e até ajudar a encarar fases mais complicadas com mais força”, diz ele. 

De acordo com o idealizador do Instituto Suassuna, o Outubro Rosa é uma ótima oportunidade de compartilhar informações necessárias tanto para a saúde física quanto para a saúde mental das mulheres.  “Precisamos pensar de forma integral, pois as áreas de nossa vida estão conectadas e causam reflexos umas nas outras, por isso devem ser foco de atenção o tempo todo”, finaliza. 

 

Danilo Suassuna

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram: @danilosuassuna. 

 

Sobre o Instituto Suassuna

O Instituto Suassuna realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia. E para isso, conta com um time de especialistas em educação. O instituto utiliza o Google for Education para transformar a maneira como os alunos e professores aprendem, trabalham e inovam juntos. A metodologia utilizada transforma o ensino em aprendizagem permitindo que os alunos evoluam no próprio ritmo, resultando em solucionadores de problemas criativos e também em colaboradores eficientes.

Tudo é pensado e entregue com o objetivo de direcionar os produtos, funcionários, programas e filantropia para um futuro em que os alunos tenham acesso à educação de qualidade que eles merecem e que com isso, possam transformar o mundo. Para mais informações, acesse o site ou através do instagram e canal no youtube.

 

Compartilhe:
Abrir bate-papo
Fale agora pelo Whatsapp!