Não exponha os erros dos seu filhos
Não exponha os erros dos seu filhos
Quando fazemos isso, estamos expondo muito mais a nós mesmos, nossas feridas infantis, do que nossos próprios filhos.
Crianças merecem respeito,
Merecem ser corrigidas com respeito.
Nossa necessidade de provar que somos bons pais e que nossos filhos não erram nos levam a fazer besteiras e feri-los.
Nós também brigamos,
Nós também tivemos nossas crises,
Nós também “apagamos a velinha do irmão”.
Talvez a forma como fomos ensinados sobre expressar nossa raiva e todos os outros sentimentos que – pasmem – temos todos os sentimentos dentro de nós, prontinhos para serem estimulados, cuidados ou silenciados. Talvez não aprendemos como expressar! E até hoje explodimos, damos birra, apagamos velas por aí…
Só que nós sabemos. NÓS SABEMOS que nossas atitudes refletem diretamente no comportamento dos nossos filhos. Não é fácil porque somos histórias, registros, feridas, exposições. O adulto ferido pede por atenção.
Não é engraçado ver irmãos brigando.
Não é engraçado ver uma pequena explodir de raiva e menos ainda ver o olhar de outra criança como se não se importasse…
Será que está aprendendo a não se importar, fingir, camuflar?
Quando seu filho fizer algo errado, corrija na hora, com o respeito e intimidade devidos! Não temos que provar nada pra ninguém.
Quando seus filhos estiverem em crise, não tome partido, mas ensine a se comunicarem.
Tudo é aprendido!
E tenho certeza que todos nós queremos que nossos filhos sejam irmãos que se amam e se respeitam.
O que estamos fazendo para promover isso?
KARLA CERÁVOLO
Psicóloga, coordenadora da pós de Psicologia Perinatal e Obstétrica.
@karla.ceravolo
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Danilo Suassuna
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697 CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO);
Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT - GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação;
Autor dos livros:
- Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico;
- Renadi - Rede de atenção a pessoa idosa;
- Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática;
- Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura;
Foi professor da PUC - GO e do ITGT - GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad - hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC - Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade.
Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527
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