Como lhe dar com as mentiras das crianças?

  • 10 ago

Como lhe dar com as mentiras das crianças?

O seu filho já está na idade do Pinóquio e você não sabe o que fazer? Já prega algumas mentirinhas? Como você lida com a sua criança quando ela conta uma mentira? Sabia que se você agir com rigidez poderá torná-lo, de fato, um mentiroso?

Hoje é primeiro de abril e quem nunca contou uma mentirinha, que atire a primeira pedra!

Descobrir uma mentira do filho pode ser decepcionante, porém, assim como os adultos, as crianças mentem para não decepcionar alguém querido, para conquistar algo que desejam, para fugir de responsabilidades, chamar a atenção dos pais, entre outros motivos.

Além disso, as mentiras podem ser formas de esconder angústias e frustrações, ou ainda reproduções do comportamento dos adultos. Por isso, antes de qualquer coisa, é importante estar atento para ter certeza de que a mentira foi intencional ou não.

Seu filho já lhe contou alguma história que depois você soube que não era verdade? Usou argumentos falsos para justificar por que não havia feito as tarefas?

É comum que os pais fiquem preocupados quando vêem que os filhos estão criando o hábito de mentir, mas não saibam como é a melhor forma de abordar o assunto.

Virgínia Suassuna
Psicóloga, Fundadora do Instituto Suassuna
@virginiasuassuna

Compartilhe:
Abrir bate-papo
Fale agora pelo Whatsapp!