Cart is empty

Fale conosco agora

62 98142 6789

Fale conosco agora 62 98142 6789

Cart is empty

Pós-graduação

Reabilitação e Estimulação
Neuropsicológica Infantil
Turma 4

INTERESSADO NESTA PÓS?

Garanta agora a sua vaga

AS INSCRIÇÕES ESTÃO FECHADAS.

Quer entrar agora na lista de espera?
Clique no botão ao lado e reserve sua vaga.

APRESENTAÇÃO

A Reabilitação Neuropsicológica é uma Pós-Graduação que está em plena ascensão no país. Na reabilitação neuropsicológica, busca-se delinear, planejar e adaptar intervenções junto ao paciente e cuidadores, nos níveis cognitivo, físico, comportamental, emocional e social. Para tal, compõe de um conjunto complexo de procedimentos e técnicas que visam melhorar a adaptabilidade do paciente.

 

Importante compreender a importância da reabilitação em crianças e adolescentes, principalmente considerando a prevalência em nosso país de crianças com dificuldades de aprendizado e problemas de comportamento.

 

Os modelos atuais de intervenção e estimulação exigem que profissionais de todas as disciplinas trabalhem em conjunto, a fim de trazer os conhecimentos necessários para apoiar as crianças e adolescentes com dificuldades ou prejuízos no curso do desenvolvimento. Ademais, também se faz importante intervenções no contexto escolar e familiar.

OBJETIVO

– Estudar os processos cognitivos e comportamentais de acordo com o desenvolvimento infantil;
– Habilitar o profissional a realizar intervenções neuropsicológicas em crianças com alterações cognitivas, comportamentais e emocionais;
– Abordar intervenções neuropsicológicas de funções específicas, como a atenção, a memória, as funções executivas, as habilidades acadêmicas, assim como as habilidades sociais e emocionais;
– Conhecer métodos, programas e técnicas de reabilitação e estimulação precoce;
– Definir aspectos importantes que devem ser considerados no planejamento da intervenção;
– Oferecer ao aluno uma visão geral sobre a reabilitação de pacientes com alterações cognitivas e comportamentais, associadas a alterações neurológicas, como traumas de crânio, acidente vascular encefálico e quadros demenciais;
– Compreender os principais conceitos envolvidos no tratamento de alterações cognitivas;
– Distinguir características de pacientes de acordo com a patologia e os tipos de alterações apresentadas;
– Compreender aspectos essenciais sobre o manejo de questões clínicas, orientação a familiares e adaptação funcional do paciente;
– Conhecer métodos de reabilitação e intervenção.
Importante: tal curso não apresenta a função de explicar conceitos de funções cognitivas, sendo esta condição necessária para compreensão do conteúdo.

CONTEÚDO

  • Neuroplasticidade, Metacognição e Mediação
    Princípios da reabilitação e estimulação cognitiva: bases teóricas e conceituais, modelos em reabilitação
    Reabilitação e estimulação neuropsicológica da atenção
    Reabilitação e estimulação neuropsicológica das funções executivas
    Reabilitação e estimulação neuropsicológica nos distúrbios de aprendizagem
    Intervenções comportamentais
    Reabilitação e estimulação neuropsicológica no Transtorno do Espectro Autista
    Reabilitação e estimulação neuropsicológica no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
    Reabilitação e estimulação neuropsicológica da memória e aprendizagem
    Intervenções cognitivo-comportamentais em demandas atuais de crianças e adolescentes
    Mindfulness como estratégia de estimulação infantil
    Música e estimulação cognitiva
    Intervenções neuropsicológicas em lesões encefálicas
    Orientações a professores em contexto escolar
    Intervenções precoce-preventivas no contexto escolar, familiar e clínico
    Prática profissional supervisionada: 150h

75 horas de supervisão + 225 horas de atendimento clínico e preparação das sessões.
Seminário – apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso

540 horas (390 horas/aula + 150 horas de Prática Supervisionada)

COORDENAÇÃO

Sarah Cassimiro Marques

Psicóloga CRP 09/7343, Especialista em Neuropsicologia pela PUC GO, Mestre em Neurociências do Comportamento pela Unb, Professora da PUC GO, Mediadora do PEI, Tutora do Cogmed, Psicóloga e Professora do Instituto Suassuna, Diretora da Incantato (@incantato.psicologia)

 

Dr. Danilo Suassuna Martins Costa

Pós doutorando em Educação. Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia (ITGT – GO). Foi professor da PUC-GO e do ITGT-GO entre os anos de 2006 e 2011. É CEO, membro fundador e professor do Instituto Suassuna (IS-GO) e membro do Conselho Consultivo da Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC-Minas).

É autor dos livros:
– Histórias da Gestalt – terapia no Brasil – Um estudo historiográfico
– Organizador do livro Renadi: a experiência do plantar em Goiânia
– Organizador do livro Supervisão em Gestalt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia.
e-mail: [email protected]
site: www.institutosuassuna.com.br

COMO SERÁ

  • Sexta das 17h às 22h

    5 horas-aula

  • Sábado das 08h às 18h

    10 horas-aula

  • INVESTIMENTO

    O investimento por participante é de R$ 15.600,00 + R$100,00 de taxa de matrícula.

    Forma de Pagamento: 22 Parcelas de R$ 650,00

    *Pagamentos realizados até o dia 10 de cada mês terão desconto pontualidade. Caso haja atraso no pagamento, perde desconto pontualidade e valor vai para R$ 700,00.

  • PUBLICO-ALVO

    O participante deve ter, no mínimo, curso de graduação universitária na área de saúde ou educação, reconhecido ou revalidado pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC. Alunos a partir do 8º período de Psicologia, Pedagogia e Fonoaudiologia também podem se inscrever.

  • Início 18 e 19 de novembro de 2022

    Duração 2 anos

  • Carga Horária: 540h

    390 horas/aula e 150 horas de Prática Supervisionada.

    Horas certificadas pelo MEC

  • aulas

    Transmissão ao vivo e aula gravada

NOSSOS RECURSOS

Não importa a intensidade, precisamos ser Luz para o caminho das pessoas! Quanto mais luz definida, menos trevas no mundo das pessoas!

Por que o que queremos é
CUIDAR DAS PESSOAS!

Além disso, contamos com uma completa tecnologia a disposição de nossos alunos

GRANDES NOMES DA PSICOLOGIA

COORDENADORES

Sarah Cassimiro Marques

Mestre em Neurociências do Comportamento

Danilo Suassuna

Pós-Doutorando em
Psicologia

Depoimentos

Shopping Basket