Como será a Pós

A pós-graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e Adolescência é uma especialização voltada para profissionais da Psicologia que desejam se especializar na reabilitação neuropsicológica de crianças e adolescentes. O curso aborda uma ampla variedade de conteúdos, incluindo os modelos teóricos em reabilitação infantil, as estratégias e instrumentos utilizados na reabilitação e estimulação das funções cognitivas, como a atenção, memória, linguagem entre outros processos. Além disso, o programa oferece módulos específicos para o processo de reabilitação de grupos etários variados, como bebês e pré-escolares, crianças e adolescentes com transtornos neuropsiquiátrico e transtornos do neurodesenvolvimento, como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno do espectro autista, transtorno do desenvolvimento intelectual, transtornos específicos de aprendizagem e lesões encefálicas adquiridas. O programa também destaca a importância do trabalho multidisciplinar e da arte terapia no processo de reabilitação.
Durante o curso, os psicólogos têm a oportunidade de praticar a reabilitação neuropsicológica por meio de práticas clínicas supervisionadas e aprender sobre a produção de documentos e as questões éticas envolvidas no trabalho do neuropsicólogo.
Essa especialização é fundamental para profissionais que desejam trabalhar com crianças e adolescentes, pois fornece o conhecimento necessário para a reabilitação e estimulação neuropsicológica infantojuvenil.

Aulas

Carga Horária: 380 Horas

Dias de Aula: Sábado das 8h às 18h e Domingo das 8h às 12h

Total de horas por Fim de semana: 14 horas

Investimento

Taxa de Matrícula: R$ 100,00

Investimento: 22x de R$650,00

Opções de Pagamento:

Pagamentos realizados até o dia 10 de cada mês. Após a data de vencimento o valor a ser cobrado será R$700,00

Público Alvo

A Pós-Graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia, Estudantes de Psicologia a partir do 8º período e Profissionais da área da Saúde e Educação, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.

Conteúdo Abordado

MÓDULO DATA DA AULA TEMA DA AULA PROFESSOR RESPONSÁVEL TITULAÇÃO HORAS CARGA ACUMULADA
2024
1
27 de Abril
Princípios neurobiológicos em Reabilitação Neuropsicológica:
Profa.Rejane Soares
Mestre
9
20
28 de Abril
bases teóricas e conceituais, modelos em reabilitação.
4
Estudo dirigido 5
01 de Maio Mentoria e Network Coordenadora 2
2
25 de Maio
Re) habilitação neuropsicológica da atenção e funções executivas em crianças e adolescentes.
Profa.Piera Sampaio Antunes Lima
Especialista
9
40
26 de Maio
4
Estudo dirigido 5
22 de Maio Mentoria e Network Coordenadora 2
3
29 de Junho
(Re) habilitação neuropsicológica da memória em crianças e adolescentes.
Profa.Esmeralda Faaid
Especialista
9
60
30 de junho
4
Estudo dirigido 5
19 de junho Mentoria e Network Coordenadora 2
4 JULHO FÉRIAS
5
24 de Agosto
(Re) habilitação neuropsicológica da Cognição social em crianças e adolescentes.
Profa. Lisandra
Doutora
9
80
25 de Agosto
4
Estudo dirigido 5
21 de Agosto Mentoria e Network Coordenadora 2
6
28 de Setembro
(Re) habilitação de bebês e pré-escolares
Profa. Aline Carvalho Resende Pedro
Especialista
9
100
29 de Setembro
4
Estudo dirigido 5
25 de Setembro Mentoria e Network Coordenadora 2
7
26 de Outubro
(Re) habilitação neuropsicológica da linguagem em crianças e adolescentes.
Prof. Esp. Camila Franco
Especialista
9
120
27 de Outubro
4
Estudo dirigido 5
23 de Outubro Mentoria e Network Coordenadora 2
8
23 de Novembro
Reabilitação neuropsicológica nos Transtornos Específicos de aprendizagem
Prof. Gabriel Rodrigues Brito
Doutor
9
140
24 de Novembro
Tema 2
4
Estudo dirigido 5
27 de Novembro Mentoria e Network Coordenadora 2
9
14 de Dezembro
Reabilitação neuropsicológica no Transtorno do Espectro Autista.
Prof.Fernanda Perini
Doutora
9
160
15 de Dezembro
4
Estudo dirigido 5
18 de Dezembro Mentoria e Network Coordenadora 2
2025
10 JANEIRO FÉRIAS
11
22 de Fevereiro
Reabilitação neuropsicológica no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Prof. Dra. Glauce Karine Conti de Freitas
Doutora
9
180
23 de Fevereiro
4
Estudo dirigido 5
19 de Fevereiro Mentoria e Network Coordenadora 2
12
29 de Março
Reabilitação neuropsicológica no Transtorno de desenvolvimento Intelectual
Prof.
Prof.Fernanda Perini
Doutora
9
200
30 de Março
4
Estudo dirigido 5
19 de Março Mentoria e Network Coordenadora 2
13
26 de Abril
Reabilitação neuropsicológicas em lesões encefálicas
Prof. Me. Tânia
Mestre
9
220
27 de Abril
4
Estudo dirigido 5
30 de Abril Mentoria e Network Coordenadora 2
14
17 de Maio
Re) habilitação neuropsicológica e o trabalho multidisciplinar
Prof. Andrea Magalhães
Doutora
9
240
18 de Maio
4
Estudo dirigido 5
21 de Maio Mentoria e Network Coordenadora 2
15
28 de Junho
(Re) habilitação e a arte
Prof. Me Tânia
Mestre
9
260
29 de Junho
4
Estudo dirigido 5
25 de Junho Mentoria e Network Coordenadora 2
16 JULHO FÉRIAS
17
30 de Agosto
Plano Educacional Individualizado e Orientações aos professores/ familiares/cuidadores
Profa. Aline
Especialista
9
280
31 de Agosto
4
Estudo dirigido 5
20 de Agosto Mentoria e Network Coordenadora 2
18
27 de Setembro
Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica
Profa. Aline
Especialista
9
300
28 de Setembro
4
Estudo dirigido 5
24 de Setembro Mentoria e Network Coordenadora 2
19
25 de Outubro
Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica
Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage
Doutora
9
320
26 de Outubro
4
Estudo dirigido 5
22 de Outubro Mentoria e Network Coordenadora 2
20
29 de Novembro
Prática supervisionada em reabilitação neuropsicológica
Prof. Glauce Karine Conti de Freitas Elage
Doutora
9
340
30 de Novembro
4
Estudo dirigido 5
26 de Novembro Mentoria e Network Coordenadora 2
21 DEZEMBRO FÉRIAS
2026
22
24 de Janeiro
Elaboração do Artigo para Publicação
Profa. Letícia Tofoli
Doutora
10
360
25 de Janeiro
Elaboração do Artigo para Publicação
Prof.Glauce Karine Conti de Freitas Elage

Objetivo

A Pós-Graduação em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica da Infância e adolescência é uma especialização direcionada a profissionais da Psicologia, Estudantes de Psicologia a partir do 8º período e Profissionais da área da Saúde e Educação, que desejam atuar na avaliação neuropsicológica infantojuvenil.

Comment Images
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa

CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO); Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT – GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação; Autor dos livros: Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico; Renadi – Rede de atenção a pessoa idosa; Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática; Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura; Foi professor da PUC – GO e do ITGT – GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC – Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade. Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527

Comment Images
Dra. Glauce Karine Conti de Freitas Elage

Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, localizada em São Paulo – SP. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e é especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É professora e pesquisadora na área de Neuropsicologia infantil, lecionando em diversas instituições de ensino e na Pós-Graduação do Instituto Suassuna, onde ministra aulas sobre neuropsicologia infantil e reabilitação cognitiva. Além disso, é sócia proprietária do Centro Médico Fillium, um centro especializado no atendimento infantil. A principal área de atuação da Dra. é a avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação nos transtornos de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista, e seus principais temas de estudo são desenvolvimento infantil, transtornos do neurodesenvolvimento, avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação neuropsicológica infantil e construção de instrumentos para avaliação. Também é autora de instrumentos para avaliação infantil. CV: http://lattes.cnpq.br/4221487013371829

Comment Images

Acompanhe nosso blog

18 nov
Blog
O Valor do Psicólogo Atuante: A Jornada da Capacitação e do Crescimento Contínuo

Ser psicólogo é, antes de mais nada, assumir o compromisso...

14 nov
Blog
As dores que não sofremos sozinhos

As dores que não sofremos sozinhos A primeira grande perda...

14 nov
Blog
Dez Tendências para a Psicologia em 2025

Dez Tendências para a Psicologia em 2025 O campo da...