Como será a Pós

Apresentar de forma aprofundada sobre TEA, desde questões como diagnóstico, comorbidades, planos educacionais, com foco na adolescência e vida adulta.

Aulas

Carga Horária: 380 horas

Dias de Aula: Sábados de 8h às 18h e Domingos 8h às 13h

Total de horas por Fim de semana: 15 horas

Público Alvo

A Pós Graduação em Autismo na Adolescência e Vida Adulta é destinada a Profissionais da área da Saúde – Psicólogos, Fonoaudiólogos, Médicos, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros, Nutricionista (com graduação) ou Área da Educação – Pedagogos, Professores licenciados, Profissionais de Educação Física com bacharelado e/ou licenciatura. Pais de pessoas com autismo e com curso superior ou cursando o 8º período.

Conteúdo Abordado

Todos os módulos mensais

Características clínicas e propostas terapêuticas para o paciente com Transtorno do Espectro Autista

Identificação diagnostica do funcionamento Autístico
Genética no Autismo
Digestório e endócrino
Funções executivas
Neuroanatomia, Superdotação e dupla excepcionalidade
Autismo e Sexualidade

Flexibilidade, relação interpessoal e Crises
Manejos clínicos na ansiedade, depressão, suicídio e traumas no autismo
Autismo e inclusão: um estudo do tema à luz dos diplomas normativos, decisões judiciais e experiências práticas que asseguram a inclusão do autista na sociedade
Tópicos em Educação e TEA

Noções em ABA

Avaliações de repertório em ABA para autismo

Linguagem e Comunicação
Autonomia e independência
Movimento e atividade física: qualidade de vida e bem-estar
Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo
Inclusão no mercado de trabalho e fundamentos na empresa apoiada
Manejo de situações desafiadoras para o autista e a família
Apresentação de caso

Objetivo

Comment Images
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa

Pós doutorando em Educação. Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia (ITGT – GO). Foi professor da PUC-GO e do ITGT-GO entre os anos de 2006 e 2011. É CEO, membro fundador e professor do Instituto Suassuna (IS-GO) e membro do Conselho Consultivo da Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC-Minas). É autor dos livros: – Histórias da Gestalt – terapia no Brasil – Um estudo historiográfico – Organizador do livro Renadi: a experiência do plantar em Goiânia – Organizador do livro Supervisão em Gestalt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia. e-mail: danilo@institutosuassuna.com site: www.institutosuassuna.com.br

Comment Images
Karina de Roig Gatto

Psicóloga, mestre em distúrbios do desenvolvimento e especialista em análise do comportamento aplicada a pessoas com TEA, tendo estagiado nos EUA. Com mais de 15 anos de experiência, já publicou em periódico científico, capítulo de livro, além de ministrar palestras e workshops em universidades do Brasil. Atualmente atende pacientes nos estados de São Paulo, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Sua atuação conta com consultoria, supervisão e atendimento à famílias, crianças, adolescentes e adultos com transtornos alimentares e transtorno do espectro do autismo (TEA).

Comment Images
Larissa Lafaiete de Godoi

Advogada, doutora em Direito público, especialista em direito civil, professora universitária.

Acompanhe nosso blog

31 mar
Blog
A Vivência do Tempo para Crianças: entre Husserl, Piaget e Minkowski

Como as crianças vivem o tempo? Essa pergunta, aparentemente simples,...

17 mar
Blog
Cuidados Paliativos e Gestalt-terapia: O Acompanhamento do Fim de Vida

A morte é uma experiência universal, mas frequentemente evitada ou...