Transtorno de Conduta: a Carência por Trás da Violência

  • post publicado em 15/01/21 às 15:04 PM
  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

 

A adolescência é um período de complexas mudanças neurofisiológicas, psicológicas, morfológicas, motoras, cognitivas que envolve processos primordiais: a definição da identidade (sexual e subjetiva), a independência, a emancipação dos pais e de todo sistema humano impositor de crenças, normas e comportamentos. É o tempo da oposição para a autoafirmação para que seja instaurado os próprios valores morais e éticos, o que suscita um constante conflito de poder entre um indivíduo e outro, e o ambiente.

Diante desses imensos e intensos dramas da afirmação do eu, os comportamentos transgressores se tornam consequência das atitudes egocêntricas e de onipotência do adolescente que, aliadas ao desejo de aventura, impulsiona-o a experimentar tudo e abuse de tudo (sexo, álcool, velocidade no trânsito), tendo comportamentos inadequados, agressivos e, muitas vezes, delinquentes.

O transtorno de conduta é diagnosticado quando o adolescente apresenta violência física e verbal frequentes, mentiras para obter bens e favores, para esquivar-se de obrigações; quando realiza furto, roubo com armas, destruição da propriedade alheia. Os comportamentos infratores desse adolescente consistem em infringir frequentemente normas da casa, fugir da escola, agredir colegas, humilhar, constranger aqueles que identifica como frágil, indefeso ou com alguma deficiência ou diferença na aparência.

Sua conduta pretende desafiar as leis, inverter a ordem social, destruir vínculos afetivos, nos quais enxerga amor, por inveja e ciúme. A vida escolar é repleta de fracasso com repetências e conflitos relacionais, em razão de resistir a ter qualquer conduta de cooperação e colaboração com a estrutura institucional.

O ambiente familiar, geralmente, é marcado por um padrão hostil de interação, com reclamações, ofensas, punições, inclusive violência física, em que a raiva se torna a emoção dominante. Os pais não lhe concederam o ensinamento do perdão e não lhe deram a oportunidade de reparação da conduta danosa, por isso, não lhe foi possível desenvolver a culpa, nem a sensibilidade com a dor alheia.

O transtorno de conduta é uma patologia da ausência de ética, da falta de valores morais, cujo cerne é a inexistência do sentimento empático. Os sentimentos de rejeição, medo, ciúme, inveja foram transformados em raiva e em impulsividade agressiva, devido às constantes frustrações oriundas de necessidades físicas e emocionais não satisfeitas que criaram uma profunda carência afetiva.

Por trás do fortão e temido adolescente, há uma criança ferida que lamenta a privação de carinho, a falta de reconhecimento de suas competências e a ausência de uma relação parental amorosa.

Sheila Antony – Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (UNB). Fundadora e professora do Instituto de Gestalt‑terapia de Brasília (IGTB).

Instagram da autora: @sheilaantony

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Danilo Suassuna
Danilo Suassuna

Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697 CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO);

Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT - GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação;

Autor dos livros:

  • Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico;
  • Renadi - Rede de atenção a pessoa idosa;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura;

Foi professor da PUC - GO e do ITGT - GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad - hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC - Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade.

Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527