Sinais precoces do TEA no bebê

  • post publicado em 17/04/20 às 18:38 PM
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Recebo muitas crianças para avaliação neuropsicológica, em sua grande maioria na faixa etária acima dos 5 anos. Contudo, as queixas (comportamento problema – aquele que incomoda e causa prejuízo), já havia aparecido há muito tempo, às vezes, ainda enquanto bebê. ⠀

Entenda: não quero propor diagnóstico a um bebê e sim, que você perceba sinais precoces de que algo está errado e que seu bebê precisa de uma intervenção. Quanto mais precoce a intervenção, maior a chance de melhora. ⠀

Por isso, vamos falar aqui de alguns sinais precoces de autismo na fase de bebê: ⠀

1. Flacidez muscular (hipotonia);⠀

2. Durante a amamentação, tem dificuldades de olhar nos olhos e se aconchegar no colo da mãe;⠀

3. Chora quando alguém o pega no colo, parece que não gosta de colo. Prefere ficar no berço e por vezes, os pais chamam isso de “bebê tranquilo” ou “bebê tímido”;⠀

4. Não chora quando acorda;⠀

5. Pode não apresentar sorriso social e contato visual; ⠀

6. Tem dificuldades na atenção compartilhada (compartilhar o foco atencional com outra pessoa); ⠀

7. Não levanta os braços para ser pego no colo;⠀

8. Apresenta choro intenso ou indiferenciado para indicar fome, sono ou dor ou chora muito pouco “bebê calmo”; ⠀

9. Pode exibir atrasos nos marcos do desenvolvimento motor e da linguagem;⠀

10. Tem pouco interesse em explorar brinquedos ou o ambiente.⠀

Você percebe esses sinais em seu bebê? Procure um neuropediatra, pois é necessário uma avaliação. ⠀

📌Texto por Sarah Cassimiro Marques.⠀⠀

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Photo by Sharon McCutcheon on Unsplash

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Danilo Suassuna
Danilo Suassuna

Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697 CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO);

Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT - GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação;

Autor dos livros:

  • Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico;
  • Renadi - Rede de atenção a pessoa idosa;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura;

Foi professor da PUC - GO e do ITGT - GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad - hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC - Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade.

Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527