Quais os tipos de perversão?

  • 11 out

Perversão é um tema complexo na psicanálise, e pode ser definida de diversas formas.

Em termos gerais, a perversão é caracterizada por uma desviação dos padrões convencionais de comportamento sexual, incluindo o uso de práticas sexuais que são consideradas atípicas, anormais ou socialmente inaceitáveis.

Na psicanálise, a perversão é entendida como uma forma particular de organização da vida psíquica, em que os desejos e fantasias sexuais se tornam dissociados da realidade e dos sentimentos de culpa e vergonha que normalmente os acompanham. A perversão é vista como uma tentativa de lidar com conflitos e traumas psíquicos, e pode ser entendida como uma forma de defesa contra a ansiedade e o medo.

De acordo com a teoria psicanalítica, existem diferentes tipos de perversão:

perversão narcísica (em que o prazer sexual é obtido através do próprio corpo); busca de prazer em se exibir nu ou em situações que geram constrangimento para outras pessoas.

perversão fetichista (em que um objeto é fetichizado como fonte de prazer):busca de prazer através de um objeto específico, como roupas íntimas, sapatos, meias ou outros itens.

perversão voyeurística (em que a pessoa obtém prazer em observar outras pessoas sem ser vista). Busca prazer em observar outras pessoas nuas ou em situações sexuais sem o consentimento delas.

perversão sádico-masoquista (em que o prazer é obtido através da dor e do sofrimento). Sadismo: busca de prazer em infligir dor ou humilhação a outra pessoa. Masoquismo: busca de prazer em sentir dor ou humilhação.

Na psicanálise, o tratamento da perversão geralmente envolve a investigação dos conflitos e traumas psíquicos que podem ter levado à sua formação, bem como a análise dos desejos e fantasias sexuais inconscientes que subjazem ao comportamento perverso.

O objetivo do tratamento é ajudar o paciente a compreender as causas subjacentes de seu comportamento e a encontrar novas formas de lidar com a sexualidade que sejam mais saudáveis e adaptativas.

É importante ressaltar que a prática de uma determinada perversão não indica necessariamente uma patologia, e que nem toda pessoa que experimenta comportamentos sexuais não normativos é considerada perversa na psicanálise. O diagnóstico de perversão só é feito quando o comportamento sexual causa prejuízo ou sofrimento para a pessoa ou para outros, e quando há uma repetição desses comportamentos ao longo do tempo.

Venha para uma pós graduação em Psicologia!

Uma excelente oportunidade para os profissionais da área se especializarem e se aprimorarem em suas habilidades, conhecimentos e terem o melhor da prática! Através dessa modalidade de ensino, você têm a chance de aprofundar seus estudos em áreas específicas da psicologia, como psicologia clínica, psicologia organizacional, psicologia social, entre outras.

Além disso, a pós-graduação em psicologia é uma maneira de expandir suas oportunidades de trabalho e de desenvolvimento profissional, uma vez que muitas instituições e empresas valorizam profissionais com formação especializada.

Nesse sentido, a pós-graduação em psicologia pode ser uma ótima opção para quem busca se destacar no mercado de trabalho e aprimorar suas técnicas, habilidades e conhecimentos em áreas específicas da psicologia.

Para saber mais sobre o tema, venha fazer parte de nossa pós graduação. Com mais de 360 horas de estudos práticos e supervisões, você terá acesso a profissionais com vasta experiência prática que lhe formam para lidar com esta etapa da vida.

Venha se aprofundar mais sobre esse tema tão delicado e necessário, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre a nossa pós-graduação em Psicanálise.

Acesse o nosso site ou entre em contato .

 

Venha transformar o futuro com o IS!

Compartilhe:
Abrir bate-papo
Fale agora pelo Whatsapp!