Psicologia clínica humanista existencial fenomenológica ou Prática clínica humanista

  • post publicado em 17/04/23 às 09:00 AM
  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

 

Cinco anos de muita dedicação, então você se gradua em. Cinco anos de muita teoria, prática, reflexão, questionamento, autoconhecimento que direcionam você à um vasto leque de atuação: no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, clínica, segurança, justiça, comunidades e comunicação. Tudo em prol do respeito e da dignidade do ser humano.

Esse vasto campo de atuação necessita maior aprofundamento, afinal, a docência prepara-o para a próxima etapa que é a escolha da área de atuação. Para isso, uma especialização é necessária para contribuir com esse aprofundamento. Um curso de pós-graduação, com assertividade, orientação de carreira e com foco no mercado de trabalho abrirá portas para que esse profissional atue, contribuindo para a integridade do ser humano. Sabe-se que cinco anos ainda é pouco para que o psicólogo em formação defina a especialidade em questão, mas justamente durante estes cinco anos, o então universitário se depara com práticas que o levam à experimentação, ao ponto que, mesmo por um curto período, o faz vivenciar áreas que o atraem ou que o faz constatar não ser o caminho a ser seguido.

Um dessas frentes, principalmente àqueles que planejam atuar na área clínica, é a Pós-Graduação em Psicologia Clinica. Pode parecer redundante, mas ao acrescentar as três frentes abordadas, percebe-se a profundidade dessa formação: humanista fenomenológica e existencial.

Primeiro, Humanista, pois o cliente, por alguns chamado de paciente, está em constante construção, podendo, assim, exercer o seu poder de escolha. Ao estar de posse das corretas ferramentas, o profissional poderá contribuir com esse processo de amadurecimento e de descobertas do ser humano.

Segundo, Fenomenologia, uma vez que a mente é capaz de, por meio da experiência subjetiva da consciência, experimentar e trazer à luz esse novo ser que está em constante interação com um contexto tão mutável como a sociedade contemporânea.

Terceiro, Existencial, ao aproximar-se da realidade, o cliente depara-se com a dicotomia entre vontade e decisão, tornando-se verdadeiramente humano.

Com foco na prática, temos dezesseis disciplinas – além da supervisão de Casos Clínicos -, todas com vinte horas por fim de semana, o curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica Humanista, Fenomenológica e Existencial, que está na sétima turma e prepara o profissional para lidar com a prática clínica com maior clareza de orientações, assertividade no campo da atuação e melhores resultados com os clientes.

Com base nestas três perspectivas teórico-filosóficas, o Instituto Suassuna ajuda o profissional, durante 2 anos, a exercer a Psicologia Clínica, preparando o psicólogo para se deparar com diversas situações que, sem a orientação correta, podem atrapalhar o processo com o cliente. O curso é 100% ao vivo, com interação simultânea com os melhores professores da área no Brasil. É ofertado em encontros mensais – sábado das 8h às 18h e domingo das 8h às 14h, além das cinco horas de estudo dirigido por disciplina. As aulas ficam gravadas, as quais os alunos poderão acessar a qualquer momento. As disciplinas são ministradas pelos profissionais de maior destaque nas áreas em questão, tanto na parte de pesquisa quanto na atuação clínica, unindo teoria e prática, antecipando possibilidades distintas a serem enfrentadas. Durante todo o seu percurso, você conta com o suporte e acompanhamento da equipe do Instituto Suassuna. Bons estudos e boa jornada.

Clique aqui e inscreva-se na nossa pós-graduação.

Compartilhe esse conteúdo:

Danilo Suassuna
Danilo Suassuna

Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697 CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO);

Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT - GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação;

Autor dos livros:

  • Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico;
  • Renadi - Rede de atenção a pessoa idosa;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura;

Foi professor da PUC - GO e do ITGT - GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad - hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC - Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade.

Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527