O sofrimento humano e seus manejos clínicos

  • post publicado em 20/02/23 às 09:00 AM
  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

 

Já parou para pensar em modos de lidar com o sofrimento humano?

Ao longo do ano de 2023, nosso grupo se propõe a abordar as principais teorias que fundamentam o pensamento clínico, assim como discutir a práxis da clínica psicológica e suas metodologias, em articulação com a experiência dos docentes e clínicos que estarão ministrando as aulas.

Serão apresentados os pressupostos da Psicopatologia de base psicanalíticamodelos técnicos assistenciais e práticas psicoterápicas em Psiquiatria. Além disso, traremos a ideia do inconsciente de Freud a Lacan, os fundamentos da Psicologia de base fenomenológica, a relevância da Semiótica, Esquizoanálise, Etnopsicologia, Sociologia e Antropologia na formação do pensamento clínico.

Você provavelmente sente falta de um momento para conversar sobre sua prática. Aqui serão discutidos temas como a liberdade, a loucura e a modalização dos verbos, a escuta dos delírios nas psicoses, a perversão e sua luz lançada sobre a clínica da neurose, metodologias no contexto da saúde mental, a clínica com crianças e adolescentes com transtornos invasivos do desenvolvimento, a clínica lacaniana de crianças e adolescentes, o tempo na adolescência, os processos decisórios e a supervisão na clínica.

Todos os nossos profissionais, psicólogos e psiquiatras renomados em todo o Brasil, trazem sua ampla experiência, tanto nas pesquisas quanto na prática acerca da temática que se propõem a apresentar.

Sabemos que a clínica psicológica consiste em estar junto da pessoa adoecida para mudar uma situação de sofrimento, buscando a compreensão e o entendimento da sua doença não somente em seus aspectos fisiológicos, mas sobretudo, a partir da sua experiência sentida e vivida.

Enquanto clínicos, ela convoca-nos a pensar acerca do pensamento que edificou os múltiplos saberes e fazeres que a constituem e qual a sua contribuição na realidade concreta do mundo da vida e no sentir fundamental da pessoa que encontra-se em sofrimento.

Psicologia, a Psicanálise e a Psiquiatria, enquanto grandes campos do conhecimento da clínica psicológica, tem contribuído para amenizar o sofrimento humano, ocupando diversos espaços sociais e atendendo demandas de todas as etapas do ciclo da vida. Entretanto, constituem-se em constante construção, revisitando e questionando suas epistemologias, a fim de manterem o compromisso ético e social que os sustentam em suas práxis. Deste modo, buscam romper com discursos e práticas que tendem a banalização do sofrimento e medicalização da vida.

Gostou do assunto, né! Convidamos você que busca se aperfeiçoar nestes ofícios a estar conosco!

Venha participar do nosso grupo de estudos “O sofrimento humano e seus manejos clínicos”. Os encontros acontecerão às quintas feitas, quinzenalmente, de 19h as 20h30m. Ficarão gravados até o término de todos os encontros, para que você possa ter sempre à mão, todo o material de nossas discussões, afinal, queremos que você seja um profissional cada vez mais capacitado e esteja sempre à frente!

Para o primeiro semestre organizamos uma programação de 20 horas para compor sua formação profissional e com direito a certificado!

Diga sim para seu futuro, venha para o Instituto Suassuna e saia na frente!

Paula Vilela e Denise Telles

Compartilhe esse conteúdo:

Danilo Suassuna
Danilo Suassuna

Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697 CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO);

Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT - GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação;

Autor dos livros:

  • Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico;
  • Renadi - Rede de atenção a pessoa idosa;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura;

Foi professor da PUC - GO e do ITGT - GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad - hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC - Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade.

Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527