Na psicanálise, as neuroses são entendidas como um conjunto de transtornos psicológicos caracterizados por sintomas como ansiedade, angústia, medo, fobias, obsessões e compulsões. Esses sintomas são compreendidos como manifestações de conflitos internos que o indivíduo vivencia e que, muitas vezes, estão relacionados a experiências passadas, traumas ou conflitos inconscientes.
Três principais neuroses
A teoria psicanalítica descreve três principais tipos de neurose: a histeria, a neurose obsessiva e a fobia.
A histeria é caracterizada pela presença de sintomas somáticos, como paralisia, cegueira ou alterações sensoriais, que não têm causa orgânica aparente.
A neurose obsessiva, por sua vez, é caracterizada por pensamentos e comportamentos repetitivos e intrusivos, como rituais de limpeza ou verificação.
A fobia é caracterizada por medo intenso e irracional de um objeto ou situação específica.
Na teoria psicanalítica, as neuroses são entendidas como formas de defesa do psiquismo contra conflitos e angústias internas. Essas defesas, no entanto, acabam gerando sintomas que prejudicam o bem-estar do indivíduo e o impedem de lidar com as situações que provocam a ansiedade e a angústia.
O tratamento das neuroses na psicanálise busca identificar as causas dos conflitos internos e, a partir daí, promover a elaboração desses conflitos e a transformação psíquica do indivíduo. O trabalho terapêutico envolve a análise dos conteúdos latentes do discurso do paciente, a interpretação dos conteúdos inconscientes que geram os sintomas e a busca de novas formas de lidar com as angústias e conflitos internos.
Assim, as neuroses são entendidas como formas de expressão da dinâmica psíquica do indivíduo, que demandam uma abordagem cuidadosa e individualizada por parte do analista. A psicanálise oferece um modelo teórico consistente e um método de trabalho eficaz para o tratamento das neuroses, buscando promover a transformação psíquica do indivíduo e o alívio dos seus sintomas.
Gostou do tema, né?!
Venha para uma pós graduação em Psicologia!
Uma excelente oportunidade para os profissionais da área se especializarem e se aprimorarem em suas habilidades, conhecimentos e terem o melhor da prática! Através dessa modalidade de ensino, você têm a chance de aprofundar seus estudos em áreas específicas da psicologia, como psicologia clínica, psicologia organizacional, psicologia social, entre outras.
Além disso, a pós-graduação em psicologia é uma maneira de expandir suas oportunidades de trabalho e de desenvolvimento profissional, uma vez que muitas instituições e empresas valorizam profissionais com formação especializada.
Nesse sentido, a pós-graduação em psicologia pode ser uma ótima opção para quem busca se destacar no mercado de trabalho e aprimorar suas técnicas, habilidades e conhecimentos em áreas específicas da psicologia.
Para saber mais sobre o tema, venha fazer parte de nossa pós graduação. Com mais de 360 horas de estudos práticos e supervisões, você terá acesso a profissionais com vasta experiência prática que lhe formam para lidar com esta etapa da vida.
Venha se aprofundar mais sobre esse tema tão delicado e necessário, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre a nossa pós-graduação em Psicanálise. Acesse o nosso site ou entre em contato .
Venha transformar o futuro com o IS!