O que faz um(a) Psicólogo(a) na Área da Reprodução Humana?

  • 26 out

Um psicólogo ou psicóloga que atua na área da reprodução humana desempenha um papel fundamental no apoio psicológico e emocional a indivíduos e casais que enfrentam desafios relacionados à infertilidade, tratamentos reprodutivos, gravidez de alto risco e outras questões relacionadas à reprodução. Aqui estão algumas das funções e responsabilidades desse profissional:

Atendimento Psicológico: Oferece aconselhamento psicológico individual ou em grupo para pessoas que estão passando por tratamentos de fertilidade, ajudando-os a lidar com o estresse, a ansiedade e as emoções relacionadas ao processo.

Avaliação e Apoio Emocional: Realiza avaliações psicológicas antes, durante ou depois do tratamento e em situações específicas como doação/recepção de gametas, útero de substituição (barriga solidária), oncofertilidade, dentre outras, para entender o impacto emocional da infertilidade e suas repercussões, oferecendo, assim, a atenção psicoemocional adequada.

Tomada de Decisões: Ajuda os pacientes a tomarem decisões informadas sobre os tratamentos de reprodução assistida, incluindo questões éticas e legais.

Terapia de Casal: Oferece terapia de casal para casais que estão enfrentando desafios de infertilidade, ajudando a melhorar a comunicação e o apoio mútuo.

Apoio na Gravidez de Alto Risco: Pode ajudar a futura mãe e os futuros pais a lidar com as alterações emocionais recorrentes, principalmente o estresse e, a ansiedade associados a essa situação.

Aconselhamento Pós-Aborto: Oferece suporte emocional a casais que passam por situações de abortos espontâneos.

Psicoeducação:: Fornece informações psicoeducacionais sobre os tratamentos, sobre saúde mental e emocional com vistas a melhorar o bem-estar antes, durante e depois do processo de reprodução assistida.

Preparação para a Parentalidade: Ajuda os futuros pais a se prepararem emocionalmente para a chegada do filho, especialmente após tratamentos reprodutivos bem-sucedidos.

Trabalho em Equipe: Colabora com os profissionais que compõem a equipe multiprofissional de reprodução assistida (médicos, enfermeiros, embriologistas, nutricionistas, e outros) para fornecer cuidados integrados de saúde, aos pacientes.

Pesquisa e Desenvolvimento: Alguns psicólogos ou psicólogas que trabalham nessa área também se envolvem em pesquisa para entender melhor os aspectos psicológicos da infertilidade e desenvolver estratégias de apoio mais eficazes.

Apoio durante Perdas: Oferece suporte emocional quando ocorrem perdas gestacionais, abortos espontâneos ou nascimentos prematuros.

Advocacia e Educação: Pode advogar pela conscientização sobre questões de saúde mental relacionadas à reprodução e participar de iniciativas de educação pública.

Em resumo, o papel do psicólogo ou psicóloga na área da reprodução humana é ajudar os pacientes a lidar com os desafios psicoemocionais associados à infertilidade, gravidez de alto risco e tratamentos reprodutivos, promovendo o bem-estar emocional e apoiando-os em sua jornada para a parentalidade.

O Instituto Suassuna oferece a Pós-Graduação Reprodução Humana e Atenção Psicossocial na Infertilidade e Reprodução Assistida

Certificado aprovado pelo MEC

Duração: 400 horas

Modalidade: Online

Saiba mais e inscreva-se aqui

Nosso curso visa fornecer uma base sólida de conhecimento teórico contemporâneo sobre a reprodução humana, com foco na infertilidade em todos os seus aspectos: médico, biopsicossocial e bioético. Além disso, oferecemos oportunidades de prática supervisionada para capacitar profissionais de saúde a se integrarem a equipes multiprofissionais que atuam em serviços de Reprodução Assistida.

Além de capacitar profissionais de saúde a entender e atender às necessidades dos pacientes que enfrentam problemas de fertilidade e os que se submetem ou não aos tratamentos de Reprodução Assistida. Com um corpo docente composto por especialistas de renome, oferecemos uma abordagem interdisciplinar para garantir a atenção integrada e centrada nos pacientes.

Público-Alvo

O curso é voltado para profissionais de saúde, como psicólogos, enfermeiros, biomédicos, embriologistas, médicos (alunos a partir do 9º período de Psicologia) e outros interessados na área da reprodução humana. Os participantes devem ter, no mínimo, um curso de graduação universitária reconhecido pelo MEC.

Certificado pelo MEC

Oferecemos a transmissão de aulas ao vivo e gravadas, com acesso à plataforma até o fim da Especialização para tirar dúvidas e revisar o conteúdo.

Entre em Contato Conosco

Estamos comprometidos em fornecer a melhor educação na área de reprodução humana. Entre em contato conosco para obter mais informações ou fazer sua inscrição.

Telefone: (62) 98142-6789

E-mail: comercial@institutosuassuna.com

Compartilhe:
Abrir bate-papo
Fale agora pelo Whatsapp!