O Papel da Psicóloga Obstétrica

  • 26 out

Uma psicóloga obstétrica desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental e emocional das mulheres durante a gravidez, parto e pós-parto, bem como no apoio à adaptação à maternidade e às transições parentais. Abaixo, estão as áreas de atuação e serviços oferecidos por uma psicóloga obstétrica:

1. Pré-Natal Psicológico: Preparação para a Maternidade e Paternidade

Oferecemos avaliação psicológica, suporte e atendimento sistemático para futuras mães e pais que desejam explorar suas demandas psíquicas relacionadas à parentalidade. O pré-natal psicológico é uma verdadeira psicoprofilaxia, preparando emocionalmente os pais para a chegada do bebê.

2. Acompanhamento Psicológico ao Parto: Apoio no Momento de Nascer

Estamos ao lado das famílias durante o momento da chegada do novo membro, ajudando a lidar com medos, ansiedades, desejos e emoções associadas a esse evento significativo. Nosso acompanhamento visa proporcionar um ambiente emocionalmente acolhedor durante o parto, promovendo uma experiência mais positiva.

3. Puerpério: Apoio nas Transformações Pós-Parto

Durante o puerpério, apoiamos os membros da família em suas intensas transformações psicossociais, ajudando na reestruturação identitária e na adaptação aos novos papéis parentais. Trabalhamos em conjunto com uma equipe interdisciplinar para oferecer um suporte completo à paciente e sua família, garantindo uma transição suave para a maternidade.

4. Acompanhamento em Situações de Luto e Desafios

Compreendemos a complexidade do luto de pais que enfrentaram a perda de um bebê ainda na barriga (natimorto) ou de um recém-nascido. Oferecemos apoio emocional especializado para lidar com esse luto e ajudar os pais a enfrentar esses momentos delicados com compreensão e empatia.

5. Apoio em Casos de Anomalias Congênitas

Quando uma criança nasce com anomalias congênitas, nossa equipe oferece apoio psicológico tanto aos pais quanto à criança, ajudando a lidar com os desafios emocionais e a adaptação a uma nova realidade. Trabalhamos para fortalecer a resiliência e o bem-estar emocional de todos os envolvidos, promovendo uma abordagem compassiva e cuidadosa.

Na Psicologia Obstétrica, nosso compromisso é cuidar da saúde mental e emocional das mães, pais e bebês, proporcionando apoio especializado em todas as fases da jornada da maternidade. Nossa atuação abrange desde a preparação emocional para a chegada do bebê até o apoio em momentos desafiadores, sempre com foco no bem-estar e na promoção de uma maternidade saudável e feliz.

O Instituto Suassuna oferece a Pós-Graduação Psicologia Perinatal e Obstétrica

A Psicologia Perinatal e Obstétrica é uma especialidade da psicologia que se concentra em apoiar a saúde mental e emocional das mulheres e suas famílias durante a gravidez, parto e pós-parto. Este campo interdisciplinar busca compreender e dialogar com outros profissionais de saúde para facilitar a construção da parentalidade e lidar com as complexidades do ciclo gravídico puerperal.

Temos como objetivos:

  • Compreender os aspectos biopsicossocioespirituais envolvidos no ciclo gravídico puerperal.
  • Apreender as possibilidades de atuação da psicologia obstétrica e perinatal no contexto do pré-natal psicológico, parto e puerpério.
  • Avaliar e intervir nos aspectos biopsicossociais durante o pré-natal psicológico.
  • Realizar acompanhamento psicológico durante o parto e considerar todos os fatores sociais envolvidos.
  • Proporcionar intervenção psicológica necessária no puerpério para acolher a fragilidade da família e fortalecer sua capacidade de enfrentamento.
  • Colaborar de forma interdisciplinar com a equipe de saúde para melhorar o prognóstico de casos clínicos específicos.
  • Contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de assistência obstétrica e perinatal.

Público-Alvo

O curso é destinado a profissionais de psicologia que possuam, no mínimo, um diploma de graduação universitária reconhecido ou revalidado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC).

Sobre nossas aulas

Oferecemos a transmissão de aulas ao vivo e gravadas, com acesso à plataforma por 2 anos para tirar dúvidas e revisar o conteúdo.

Estamos comprometidos em capacitar profissionais para desempenhar um papel essencial na jornada da maternidade. Para mais informações ou inscrições, entre em contato conosco:

Instituto Suassuna

Endereço: Rua 89, nº 611, Setor Sul

Telefone: (62) 98142-6789

E-mail: comercial@institutosuassuna.com

Compartilhe:
Abrir bate-papo
Fale agora pelo Whatsapp!