Neurobiologia e Poder

  • post publicado em 11/10/23 às 15:29 PM
  • Tempo estimado de leitura: < 1 minutos

 

Um estudo em neurobiologia pretende o despertar e o agir de uma mente “neurocientífica”. Se propõem a avaliar eventos extraordinários como a produção e o desenrolar das emoções, da memória, do aprendizado, das interações com o meio em que vivemos, tanto perceptivas quanto ativas.

A neurociência nos permite aprofundar no entendimento de como ocorre a homeostasia no organismo, comandada pelo Sistema Nervoso Central e conectada ao corpo via Sistema Nervoso Periférico e Autônomo. Além de considerar as adaptações evolutivas que referencialmente fortaleceram as ocorrências de comportamentos e cognições apresentados por um cérebro no comando de um corpo. O nosso cérebro interage, comanda, organiza, integra, regula, entende nosso corpo. De que modos, porque, para que ele faz isso?

Em seu livro “O erro de Descartes”, Antônio Damásio (2012), afirma que:

“ Não pode haver qualquer esperança de entendimento dos vários níveis de aprofundamento do cérebro se não possuirmos um conhecimento pormenorizado da geografia cerebral em escalas diversas”.

Os conhecimentos a partir da neurociência e da neurobiologia podem ser seguramente aplicados como ferramenta adicional no processo de entender o indivíduo. Uma avaliação neurobiológica das estruturas, circuitos e processos envolvidos na formação da mente é uma ferramenta poderosa.

Ma. Rackel Balestra Santana

Instagram: @Patchbalestra

Compartilhe esse conteúdo:

Danilo Suassuna
Danilo Suassuna

Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697 CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO);

Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT - GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação;

Autor dos livros:

  • Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico;
  • Renadi - Rede de atenção a pessoa idosa;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura;

Foi professor da PUC - GO e do ITGT - GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad - hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC - Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade.

Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527