Indicação de Filme: Procura-se um amigo para o fim do mundo

  • 11 out

Um filme de 2012, dirigido por Lorena Scarafia, “Procura-se um amigo para o fim do mundo” conta a história de duas pessoas que se conhecem a poucos dias da destruição da Terra. Nesse contexto bastante inusitado, Dodge (Steve Carell) e Penny (Keira Knightley) conhecem-se após ambos terem terminado seus relacionamentos amorosos, encontrando-se sozinhos em meio à confusão na qual a sociedade se encontrava. À medida que o filme é exibido, percebemos o quanto eles se ajudam a atravessar essa catástrofe, além de utilizarem a oportunidade para viverem coisas que antes não se autorizavam, além de lidar com questões antigas.

Mas o que o filme descrito acima tem a ver com a Psicanálise. Ao meu entender, bastante coisa. Primeiro, há cenários da vida que não estão ao nosso alcance tentar modifica-los. Lidar com eles, não com uma simples resignação, mas aprendendo a criar e enfrentar o imponderável é uma tarefa árdua, que está sempre em jogo no tratamento psicanalítico. O par analista-analisando, utilizando como motor a transferência, proporciona novos olhares e significações que corriqueiramente damos à experiência do viver. Nesse sentido, tanto Dodge e Penny, quanto as duas pessoas que comumente compõe o tratamento psicanalítico, desenvolvem potencialmente um vínculo que articula novas realidades.

Enfim, entendo que “Procura-se um amigo para o fim do mundo” e a Psicanálise falam de processos em que podemos viver genuinamente apesar do impossível que nos cerca.

Compartilhe:
Abrir bate-papo
Fale agora pelo Whatsapp!