Educar sem complicar

  • post publicado em 07/08/22 às 08:00 AM
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Educar sem complicar

Preste atenção nos filmes que você tem em casa e assista com seus filhos. Quantos deles possuem protagonistas femininas? E como são elas? São meninas mulheres fortes ou estereotipadas?

Desde sempre os filmes são poderosas ferramentas que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do autoconhecimento, senso crítico, valores morais e virtudes das crianças!

Nesse cenário é possível compreender quão relevante é mostrar para meninos e meninas o significado dos movimentos atuais, incluindo o cenário onde a mulher luta cada vez mais por espaço e tem cada vez mais voz!

Oferecer um arsenal variado de personagens mulheres para as nossas crianças é fundamental! Para as meninas, se identificarem com personagens principais ativas e diversificadas ajudam a desenvolver a autoestima e acreditarem que são capazes de ser tudo aquilo que sonharam. Quando elas se deparam com isso, entendem inconscientemente que também podem conduzir as próprias narrativas.

Desse modo, quando o cinema coloca protagonistas femininas desempenhando papéis importantes, transmite a ideia de que as mulheres podem sim ser o que quiserem.

Virgínia Suassuna
Psicóloga, Fundadora do Instituto Suassuna
@virginiasuassuna

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Danilo Suassuna
Danilo Suassuna

Pós doutorando em Educação, Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela PUC-GO. Especialista em Gestalt-terapia pelo ITGT – GO. Foi professor da PUC-GO e do ITGT-GO entre os anos de 2006 e 2011.

É CEO, membro fundador e professor do Instituto Suassuna (IS-GO) e membro do Conselho Consultivo da Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC-Minas).

É autor dos livros: – Histórias da Gestalt – terapia no Brasil – Um estudo historiográfico – Organizador do livro Renadi: a experiência do plantar em Goiânia – Organizador do livro Supervisão em Gestalt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia.