Dispraxia

  • post publicado em 10/04/20 às 17:00 PM
  • Tempo estimado de leitura: < 1 minutos

 

Sabe aquela criança que se esbarra em tudo ou derruba objetos com tanta frequência que algumas pessoas (pais, colegas, professores, irmãos…) chamam ela de desastrada, desajeitada…

Esse jeito “desastrado” pode se tratar de um quadro de dispraxia, uma alteração que compromete as conexões da área motora no cérebro. Alguns sintomas que os pais devem estar atentos são:

– Atraso para aprender a sentar

– Demora para engatinhar

– Demora para definir a lateralidade (mão direita/esquerda)

– Dificuldade para pular

– Dificuldade para amarrar cadarços

– Deixa cair objetos

A dispraxia pode manifestar sozinha ou também com outras alterações, como o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e autismo.

Por Wendell Amorim

#incantatopsicologia #incantatocursos #especializacaoneuropsicologia #psicologia #neuropsicologia #infância #comportamento #adolescência #desenvolvimento #transtornos #TOD #TC #TDAH #TEA #DI #DeficiênciaIntelectual #aprendizado #plasticidadecerebral #desenvolvimentoinfantil

Photo by Shitota Yuri on Unsplash

Compartilhe esse conteúdo:

Danilo Suassuna
Danilo Suassuna

Pós doutorando em Educação, Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela PUC-GO. Especialista em Gestalt-terapia pelo ITGT – GO. Foi professor da PUC-GO e do ITGT-GO entre os anos de 2006 e 2011.

É CEO, membro fundador e professor do Instituto Suassuna (IS-GO) e membro do Conselho Consultivo da Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC-Minas).

É autor dos livros: – Histórias da Gestalt – terapia no Brasil – Um estudo historiográfico – Organizador do livro Renadi: a experiência do plantar em Goiânia – Organizador do livro Supervisão em Gestalt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia.