Disortografia
- post publicado em 19/04/20 às 18:23 PM
- Tempo estimado de leitura: < 1 minutos
Você está verificando o caderno da criança e se depara com vários erros de palavras escritas incorretamente, erros gramaticais, letras omitidas, palavras escritas com erros e combinações que não fazem sentido, confusão entre consoantes e vogais. Começa a observar e nota que a criança demora mais para realizar atividades que envolvem habilidades de escrita. Esses problemas apresentados podem sinalizar a presença de disortografia. ⠀
Disortografia é a dificuldade para aprender e desenvolver habilidades de expressão escrita. A criança não consegue reconhecer, compreender e reproduzir os símbolos escritos de acordo com o esperado. Além dos erros ortográficos, há prejuízos para produzir um texto escrito organizado e estruturado adequadamente. Geralmente os sintomas se manifestam logo quando a criança desenvolve os mecanismos de leitura e escrita. Durante a avaliação é necessário investigar o nível ortográfico o qual a criança se encontra.⠀
⠀ ⠀
📌Por Wendell Amorim, neuropsicólogo.⠀
#incantatopsicologia #incantato #psicologia #neuropsicologia #disortografia #desenvolvimento #habilidades #expressão #escrita #símbolos
Photo by Johnny McClung on Unsplash
Compartilhe esse conteúdo:
Danilo Suassuna
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697 CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO);
Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT - GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação;
Autor dos livros:
- Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico;
- Renadi - Rede de atenção a pessoa idosa;
- Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática;
- Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura;
Foi professor da PUC - GO e do ITGT - GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad - hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC - Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade.
Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527