Disgrafia

  • post publicado em 31/03/20 às 18:13 PM
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Disgrafia, assim como a disortografia, é descrita como transtorno específico de aprendizagem no nível da expressão escrita. Diferente da disortografia, que está relacionada com a formulação e codificação da escrita, na disgrafia a criança apresenta problemas na qualidade da escrita devido dificuldades para escrever as letras corretamente e legível. Geralmente tais alterações estão relacionadas com o componente motor do ato de escrever.⠀

Crianças com disgrafia tendem a ser mais lentos para escrever, a caligrafia além de ilegível também pode ser irregular e com diferentes inclinações, há dificuldades para seguir corretamente a linha ou se manter dentro das margens da página. A forma de apertar o lápis pode parecer estranha e até ser dolorosa para a criança, espaçamento entre as letras e palavras de forma inadequada.⠀

Ao notar alguns desses indicadores, é importante procurar por um neuropediatra ou neuropsicólogo para avaliação e encaminhamento necessários.⠀

📌Por Wendell Amorim.⠀

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Danilo Suassuna
Danilo Suassuna

Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697 CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO);

Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT - GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação;

Autor dos livros:

  • Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico;
  • Renadi - Rede de atenção a pessoa idosa;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura;

Foi professor da PUC - GO e do ITGT - GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad - hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC - Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade.

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