Dez tendências para a psicologia em 2024

  • 11 out

Vamos falar sobre as 10 tendências para a Psicologia em 2024.

Estas tendências refletem a natureza dinâmica e adaptativa da psicologia enquanto campo, respondendo às necessidades em constante mudança da sociedade.

Tecnologia e Telepsicologia: Com a pandemia da COVID-19, a telepsicologia emergiu como uma solução vital. Em 2024, espera-se que essa abordagem esteja ainda mais consolidada, com plataformas mais sofisticadas e adaptadas às necessidades de pacientes e terapeutas.

Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA): A potencial integração de RV e RA na terapia, principalmente para tratamentos como exposições controladas em fobias, pode revolucionar a forma como a terapia é realizada.

Neurociência e Psicologia: A crescente integração entre neurociência e psicologia deve continuar, com tratamentos e técnicas sendo desenvolvidos com base nas descobertas sobre o cérebro e comportamento humano.

Foco no Bem-Estar e na Prevenção: A tendência para a psicologia é um foco ampliado no bem-estar geral, resiliência e prevenção de problemas de saúde mental.

Atuação do Psicólogo em Parceria com Chat GPT: Com o avanço das tecnologias de inteligência artificial, os psicólogos podem começar a usar ferramentas como o GPT como complementos ao tratamento tradicional, auxiliando na triagem, recursos ou acompanhamento.

Psicologia Hospitalar: Com a crescente necessidade de cuidados psicológicos em ambientes hospitalares, seja para pacientes com doenças crônicas, graves ou para a equipe médica, a psicologia hospitalar deve ganhar ainda mais relevância.

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC, já amplamente reconhecida por sua eficácia em tratar uma variedade de distúrbios, pode continuar a se adaptar e evoluir, incorporando novas descobertas e técnicas.

Psicologia do Esporte: Com o reconhecimento da importância da saúde mental dos atletas e da influência psicológica no desempenho esportivo, a psicologia do esporte deve se expandir, tanto em pesquisa quanto em prática.

Análise do Comportamento Aplicada (ABA): Principalmente reconhecida por seu uso no tratamento de indivíduos com transtorno do espectro autista, a ABA continuará a evoluir e talvez se expanda para outras áreas, beneficiando mais pessoas.

Profundidade na Formação dos Psicólogos: Dado o mercado cada vez mais exigente, os psicólogos precisarão de uma formação mais aprofundada e especializada, garantindo que estejam preparados para uma variedade de desafios e contextos.

 

Como se preparar para o mercado de trabalho em 2024

A psicologia, em sua essência, vai muito além de técnicas, abordagens ou tendências. Trata-se, acima de tudo, do profundo compromisso com o cuidado humano. E este cuidado se manifesta não apenas no atendimento clínico, mas em todas as interações e em cada ação que o psicólogo realiza, seja em pesquisa, ensino, ou em comunidades.

Ao pensar em como um psicólogo pode se preparar para o mercado e realmente fazer a diferença, é essencial considerar alguns pilares:

Unidade Profissional: A psicologia, em suas diversas áreas de atuação e abordagens, beneficia-se enormemente da união e da colaboração entre profissionais. Ao reconhecer a importância de todas as contribuições e trabalhar juntos, os psicólogos podem criar um impacto mais significativo.

Cuidado Autêntico: O verdadeiro cuidado vai além de simplesmente ouvir ou aplicar técnicas. Envolve presença, empatia profunda e uma genuína vontade de entender e auxiliar o outro em sua jornada.

Aprimoramento Contínuo: O compromisso com a aprendizagem e o aprimoramento pessoal e profissional é essencial. Isso não é apenas sobre adquirir novas habilidades, mas também sobre refletir constantemente sobre a prática e buscar formas de melhorar.

Engajamento Comunitário: A psicologia pode e deve desempenhar um papel ativo nas comunidades. Seja através de workshops, palestras ou trabalhos voluntários, os psicólogos podem disseminar o conhecimento e o cuidado psicológico muito além do consultório.

Ética e Integridade: Manter um padrão ético elevado não é apenas uma obrigação profissional, mas também uma demonstração de respeito e cuidado pelo outro. Isso constrói confiança e fortalece a relação terapêutica.

Comunicação Eficaz: Saber comunicar-se de forma clara, respeitosa e eficaz é fundamental. Isso ajuda a estabelecer relações de confiança e a transmitir informações e insights de maneira construtiva.

Visão Holística: Reconhecer que cada indivíduo é um ser complexo, influenciado por uma vasta gama de fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Esta visão ampla permite uma compreensão mais profunda e um cuidado mais integrado.

 

Ao adotar e incorporar esses pilares em sua prática, o psicólogo não apenas se prepara para o mercado, mas também se posiciona como um verdadeiro agente de mudança, fazendo a diferença na vida das pessoas e na sociedade como um todo.

 

O que encontra aqui no Instituto Suassuna

 

Lugar de A-TUA-AÇÃO

 

Instituto Suassuna: A Vanguarda da Educação Humanizada em Psicologia

 

Em meio à explosão tecnológica que presenciamos nos últimos anos, a busca por manter o caráter humano nas interações tornou-se essencial. É nesse contexto que surge o Instituto Suassuna, uma instituição de pós-graduação em psicologia que tem como principal objetivo “cuidar das pessoas” e se destaca no cenário educacional por sua proposta inovadora e humanizada.

 

Origem Inspiradora

O lema “Humanizar a Tecnologia” ressalta a importância do contato humano no meio tecnológico. Mais do que simplesmente se adaptar à tecnologia, o Instituto busca trazer a essência da relação professor-aluno para o mundo digital. E, nesse processo, eles não só abraçam a tecnologia, mas também a moldam para se adequar à necessidade humana de conexão e compreensão.

 

Conexão Direta com o Aluno

Ao levar “O Professor e a Sala de Aula Ao Vivo Até o Aluno”, o Instituto Suassuna elimina barreiras geográficas e torna o aprendizado mais acessível. Além de disponibilizar conteúdo de alta qualidade, ele proporciona uma experiência enriquecedora, permitindo que alunos e professores interajam em tempo real, mesmo estando a quilômetros de distância um do outro.

 

Mais do que uma Instituição, um Parceiro de Jornada

Mas o Instituto vai além da sala de aula virtual. Seu amplo leque de atuações inclui desde a realização de congressos e seminários até a promoção de workshops e extensões educacionais. Eles acreditam que cada aluno tem um potencial único e, por isso, dispõem de um time especializado em maximização de potenciais humanos, buscando desenvolver cada indivíduo em sua plenitude.

 

No Instituto Suassuna, os sonhos dos alunos são levados a sério. Como eles mesmo dizem: “Se você tem sonhos a serem realizados, aqui você tem parceiros para todos os momentos e para uma vida inteira”.

 

Para muitos, essa instituição é mais do que um local de aprendizado. É um espaço de realização pessoal e profissional, onde cada um é visto, ouvido e valorizado. E em uma era dominada pela tecnologia, esse toque humano é não apenas refrescante, mas essencial. O Instituto Suassuna está, sem dúvida, estabelecendo um novo padrão para a educação em psicologia.

 

Compartilhe:
Abrir bate-papo
Fale agora pelo Whatsapp!