Deficiência intelectual

  • post publicado em 05/04/20 às 18:04 PM
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Assim como os transtornos externalizantes (TOD/TC/TDAH), TEA e os transtornos de aprendizagem, a Deficiência Intelectual (DI) também apresenta altas taxas sendo uns dos transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns em crianças e adolescentes. A Deficiência intelectual não é tida como um transtorno isolado, mas como um conjunto de várias condições que possuem alguns fatores em comum:⠀

– Eficiência intelectual abaixo da média⠀

– Esse funcionamento abaixo do esperado prejudica a adaptabilidade da criança/adolescente em diferentes aspectos importantes na vida⠀

– Se manifesta antes dos 18 anos, geralmente na primeira infância ou em fases posteriores ⠀

A diversidade é uma das principais características na DI, pois envolve diversas origens e cursos de desenvolvimento diferentes, ou seja, se manifesta de várias formas tanto no nível cognitivo quanto a nível adaptativo. ⠀

Crianças e adolescentes com DI podem apresentar uma série de dificuldades que irão variar conforme suas características de funcionamento. Acompanhamento profissional, estimulação, intervenções adequadas em diferentes contextos como a escola, família e inclusão social são ações importantes para melhorar a qualidade de vida das crianças com DI.⠀

⠀📌Por Wendell Amorim.⠀

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Photo by Caleb Woods on Unsplash

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Danilo Suassuna
Danilo Suassuna

Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697 CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO);

Especialista em Gestalt-terapia pleo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT - GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação;

Autor dos livros:

  • Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico;
  • Renadi - Rede de atenção a pessoa idosa;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura;

Foi professor da PUC - GO e do ITGT - GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad - hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC - Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade.

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