Como funciona o cérebro das crianças e por que ele é tão diferente do cérebro adulto?

  • post publicado em 16/06/25 às 09:10 AM
  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

 

Muitos pais se perguntam por que as crianças são tão impulsivas, cheias de energia e curiosidade, mas, ao mesmo tempo, têm dificuldades para esperar, para se concentrar ou lidar com frustrações. A resposta está no desenvolvimento do cérebro infantil.

O cérebro das crianças não é apenas uma versão menor do cérebro adulto, mas um órgão em construção, repleto de conexões novas e em intensa reorganização. Esse processo explica tanto a facilidade com que os pequenos aprendem quanto as dificuldades naturais que enfrentam para controlar emoções e impulsos.

Além da figura do psiquiatra e do psicólogo infantil, que podem ajudar quando há desafios no desenvolvimento, o pediatra desempenha um papel fundamental nessa jornada, acompanhando o crescimento e os marcos de cada fase da infância.

Neste artigo, vamos explorar como o cérebro das crianças se desenvolve e como os pais podem ajudar nesse processo, sempre respeitando o tempo e a individualidade de cada criança.

O cérebro infantil está em constante construção

O desenvolvimento cerebral começa ainda na gestação e segue por décadas. Os primeiros anos, no entanto, são os mais críticos.

🧠 No nascimento: o cérebro já tem cerca de 100 bilhões de neurônios, mas ainda precisa formar conexões (sinapses) entre essas células.

🧠 Até os 2 anos: ocorre uma explosão na criação de sinapses – cerca de 1 milhão de novas conexões por segundo.

🧠 Entre 3 e 6 anos: as áreas ligadas à linguagem e regulação emocional se fortalecem, mas o controle dos impulsos ainda está amadurecendo.

🧠 Na adolescência: o cérebro passa por uma “poda neural”, eliminando conexões pouco usadas para tornar o pensamento mais eficiente.

💡 Podemos pensar no cérebro infantil como uma cidade em expansão, onde ruas e avenidas precisam ser pavimentadas para que a comunicação entre as diferentes regiões aconteça da melhor forma possível.

Por que o cérebro das crianças é tão diferente do cérebro adulto?

🔸 Plasticidade cerebral extrema

O cérebro infantil tem uma capacidade enorme de se adaptar, aprender e criar novas conexões. Isso explica por que as crianças aprendem línguas rapidamente e são altamente influenciadas pelo ambiente.

🔸 Processamento emocional intenso

A amígdala, região do cérebro responsável pelas emoções, já está ativa desde o nascimento. No entanto, o córtex pré-frontal, que ajuda a regular emoções e impulsos, ainda está em maturação – e só ficará completamente desenvolvido na idade adulta.

🔸 Atenção e controle de impulsos em construção

O córtex pré-frontal é responsável por habilidades como planejamento, tomada de decisões e controle dos impulsos. Como essa região ainda está se desenvolvendo, é natural que crianças pequenas tenham dificuldade em esperar, seguir regras e lidar com frustrações.

🔸 Aprendizado acelerado, mas seletivo

O cérebro da criança busca constantemente novos estímulos para criar conexões neurais, o que explica a curiosidade incessante e a necessidade de repetição. No entanto, experiências negativas também podem moldar padrões emocionais e comportamentais para o futuro.

O papel do pediatra no acompanhamento do desenvolvimento cerebral

O pediatra é o primeiro profissional a acompanhar o desenvolvimento infantil e pode ajudar os pais a entender se o crescimento do cérebro e do comportamento está dentro do esperado para cada fase.

🔹 Avaliação dos marcos do desenvolvimento – O pediatra observa habilidades motoras, de linguagem e sociais, garantindo que tudo esteja progredindo de forma saudável.

🔹 Orientação sobre sono, alimentação e estímulos adequados – Questões como privação de sono e nutrição inadequada impactam diretamente a formação das conexões cerebrais.

🔹 Encaminhamento para especialistas, quando necessário – Caso haja sinais de atraso no desenvolvimento ou dificuldades comportamentais persistentes, o pediatra pode sugerir a avaliação de um psicólogo ou psiquiatra infantil.

Como os pais podem ajudar no desenvolvimento saudável do cérebro infantil?

✅ Criar um ambiente seguro e acolhedor

Winnicott, psicanalista e pediatra, dizia que uma “mãe suficientemente boa” não precisa ser perfeita, mas sim oferecer segurança emocional e previsibilidade. Isso significa responder às necessidades do bebê, estabelecer rotinas e permitir que a criança explore o mundo com confiança.

✅ Brincar é essencial para o cérebro

🎨 Brincadeiras criativas estimulam a imaginação e a resolução de problemas.

🎭 Brincadeiras de faz de conta ajudam no desenvolvimento social e emocional.

⚽ Brincadeiras motoras aprimoram a coordenação e o equilíbrio.

✅ Cuidar da exposição a telas

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda:

🚼 Até 2 anos: nada de telas.

👶 2 a 5 anos: no máximo 1 hora por dia, sempre com supervisão.

👦 Acima de 6 anos: até 2 horas por dia, equilibrando com atividades físicas e sociais.

✅ Ajudar a criança a regular emoções

Crianças ainda não sabem nomear seus sentimentos, então precisam de ajuda para entendê-los.

🗣️ Em vez de dizer “pare de chorar”, tente: “Você está bravo porque queria continuar brincando, mas já está na hora de dormir. Vamos respirar juntos?”

✅ Garantir um sono de qualidade

🌙 Bebês (0-12 meses): 14-17 horas por dia

🌙 Crianças pequenas (1-5 anos): 11-14 horas por dia

🌙 Crianças em idade escolar (6-12 anos): 9-12 horas por dia

Quando procurar um psicólogo ou psiquiatra infantil?

Se o pediatra ou os pais perceberem dificuldades persistentes no desenvolvimento, pode ser hora de buscar a avaliação de um especialista em saúde mental infantil.

🔴 Dificuldade extrema em regular emoções (crises frequentes e intensas).

🔴 Problemas de atenção e impulsividade que prejudicam a rotina escolar e familiar.

🔴 Atrasos significativos no desenvolvimento da linguagem ou habilidades motoras.

🔴 Medos e ansiedades excessivas que interferem no bem-estar da criança.

Quanto antes uma dificuldade for identificada, maiores as chances de intervenção eficaz.

O projeto “Todos Cuidados” e a importância do suporte profissional

No Instituto Suassuna, o Projeto Todos Cuidados oferece suporte especializado para crianças, adolescentes e suas famílias, garantindo um olhar integral sobre o desenvolvimento infantil.

🔹 Psicólogos e psiquiatras especializados ajudam no diagnóstico e no acompanhamento de dificuldades emocionais e comportamentais.

🔹 Atendimento baseado em evidências científicas, com foco no bem-estar da criança e na orientação dos pais.

Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho, o projeto “Todos Cuidados” pode oferecer o suporte necessário para garantir que ele cresça de forma equilibrada e saudável.

🔗 Saiba mais: institutosuassuna.com.br/todos-cuidados

Conclusão

O cérebro infantil tem uma capacidade impressionante de aprendizado, mas também está mais vulnerável a estímulos negativos. Compreender seu funcionamento ajuda os pais a oferecerem um ambiente que favoreça um desenvolvimento saudável, respeitando o tempo de cada criança.

Se houver preocupações com o desenvolvimento do seu filho, um pediatra pode ser o primeiro passo, e um psicólogo ou psiquiatra infantil pode oferecer suporte especializado para garantir que ele tenha todo o suporte necessário.

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Danilo Suassuna
Danilo Suassuna

Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697 CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO);

Especialista em Gestalt-terapia, Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação;

Autor dos livros:

  • Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico;
  • Renadi - Rede de atenção a pessoa idosa;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática;
  • Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura;

Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade.

Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527