Rita lee e a psicologia de suas canções

  • 9 maio

Além de sua carreira musical, Rita Lee também foi uma defensora dos direitos das mulheres e das minorias. Ela sempre foi franca sobre suas lutas pessoais com problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade, e usou sua plataforma para falar sobre a importância de buscar ajuda e cuidado psicológico.

O legado de Rita Lee para sua geração e para a cultura brasileira em geral é significativo. Ela ajudou a definir um estilo musical que mistura influências brasileiras e internacionais, abriu portas para as mulheres na música e na cultura pop em geral, e foi uma voz importante na luta pelos direitos das minorias e pela saúde mental.

 

Rita LEE e a psicologia

Rita Lee é uma das maiores artistas da música brasileira, que marcou gerações com suas canções irreverentes, divertidas e com um toque de crítica social. Muitas de suas músicas abordam questões psicológicas de forma sutil e poética, que podem ser relacionadas a diferentes perspectivas psicológicas. 

Aponto aqui, já com saudosismo, alguns possíveis paralelos entre sua música e o meu olhar psi…. ( e aceito mais pitacos..)

“Mania de Você”

A música “Mania de Você” aborda a temática do amor obsessivo, que pode ser relacionada à perspectiva psicológica da dependência emocional. A letra fala sobre a dificuldade de se livrar do sentimento de amor, mesmo quando ele se torna uma obsessão. A dependência emocional é um tema estudado pela psicologia e pode ser caracterizada pelo medo da solidão, pela busca constante de aprovação e pela necessidade de atenção do outro.

“Ovelha Negra”

A música “Ovelha Negra” fala sobre a questão da identidade, que é um tema importante para a perspectiva psicológica da psicologia social. A letra da música aborda a sensação de ser diferente e de não se encaixar nos padrões estabelecidos pela sociedade. A busca pela identidade é um processo que ocorre ao longo da vida e pode gerar conflitos internos, principalmente quando as expectativas da sociedade entram em conflito com as expectativas pessoais.

“Agora Só Falta Você”

“Agora Só Falta Você” é uma música que fala sobre a superação de uma separação amorosa, tema que pode ser relacionado à perspectiva psicológica da psicologia do desenvolvimento. A letra fala sobre a retomada do controle da própria vida após uma relação amorosa ter terminado. A psicologia do desenvolvimento estuda as mudanças e os desafios que ocorrem ao longo da vida, incluindo o processo de superação de situações difíceis.

“Saúde”

A música “Saúde” fala sobre a importância de cuidar da saúde mental, que é um tema estudado pela psicologia clínica. A letra fala sobre a necessidade de se cuidar da mente, mantendo pensamentos positivos e evitando a negatividade. A psicologia clínica trabalha com o tratamento de transtornos mentais e problemas emocionais, por meio de terapias e outros recursos.

“Desculpe o Auê” 

A música fala sobre a necessidade de se desculpar por coisas que não precisam de desculpas, o que pode estar relacionado à perspectiva da Terapia Cognitivo-Comportamental, que busca identificar e mudar padrões de pensamento negativos e disfuncionais.

“Baila Comigo”:

A letra fala sobre a atração física e emocional entre duas pessoas, o que pode ser relacionado à perspectiva psicológica da Teoria do Apego, que estuda a conexão emocional entre pessoas e como isso influencia as relações.

“Mutante”

A música aborda a ideia de transformação e mudança, o que pode estar relacionado à perspectiva psicológica da Psicologia Humanista, que enfatiza a capacidade do indivíduo de crescer, mudar e se tornar a pessoa que deseja ser.

Essas são apenas algumas possíveis interpretações das músicas de Rita Lee a partir de diferentes perspectivas psicológicas. É importante lembrar que as interpretações podem variar de acordo com o contexto e a experiência individual de cada ouvinte. Espero seu pitaco!!!

 

Um pouco mais de história

Rita Lee nasceu em São Paulo em 1947 e começou sua carreira musical na década de 60, como vocalista da banda “Os Mutantes”. Com a banda, ela lançou vários álbuns icônicos que ajudaram a definir a cena musical brasileira da época.

Nos anos 70, Rita deixou Os Mutantes e iniciou uma carreira solo bem sucedida, lançando álbuns que misturavam rock, pop e outros estilos musicais. Suas letras muitas vezes abordavam temas como amor, liberdade, política e cultura popular.

Ao longo de sua carreira, Rita Lee tornou-se uma figura influente na música brasileira e um ícone cultural para muitas pessoas. Ela também foi uma das primeiras mulheres a conquistar destaque na cena musical brasileira dominada por homens.

Além de sua música, Rita Lee também se destacou por sua postura irreverente e engajada, tendo sido uma das primeiras artistas brasileiras a abertamente defender a causa LGBT e a questionar a repressão política durante a ditadura militar.

Seu legado musical e sua postura como artista revolucionária inspiraram várias gerações de músicos e artistas brasileiros, e ela é considerada até hoje uma das maiores vozes da música nacional. Sua influência e contribuição para a cultura brasileira jamais serão esquecidas.

 

O Processo de Luto

Sentimos muito pela notícia do falecimento de Rita Lee. Como mencionado anteriormente, ela foi uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, tendo influenciado várias gerações com sua música e estilo único.

O luto é um momento muito importante e que deve ser respeitado. É uma reação natural e necessária diante da perda de alguém que amamos e que deixou uma marca significativa em nossas vidas.

Durante o período de luto, é importante que as pessoas tenham espaço para lidar com suas emoções, expressar seus sentimentos e encontrar formas de honrar e celebrar a vida da pessoa que faleceu. Cada indivíduo vivencia o luto de forma única, por isso é importante respeitar o tempo e o processo de cada um.

Além disso, é fundamental que haja apoio e suporte emocional para as pessoas que estão passando pelo luto, seja por meio de familiares, amigos, profissionais de saúde ou de organizações especializadas.

O falecimento de uma pessoa famosa como a Rita Lee também pode afetar muitas pessoas que se identificavam com sua música e trajetória. Nesses casos, é importante que as pessoas possam se expressar e encontrar formas de homenagear e lembrar da pessoa que se foi.

 

Se interessou pelo assunto né! Isso é fantástico!

Venha se aprofundar mais sobre esse tema tão delicado e necessário, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre a temática do luto. Acesse o nosso site ou entre em contato.

Venha transformar o futuro com o IS! 💚

Dr. Danilo Suassuna

CRP 09/3697

Compartilhe:
Abrir bate-papo
Fale agora pelo Whatsapp!