Como será a Pós

O curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Desenvolvimento Atípico, é um programa especialmente desenhado para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades na área do autismo e outras condições de desenvolvimento atípico. Este curso oferece uma formação abrangente e rigorosa, com módulos reconhecidos pelo Qualified Applied Behavior Analysis Credentialing Board (QABA®).

Sobre o Curso

Nosso programa de especialização é estruturado para fornecer aos participantes uma compreensão aprofundada dos princípios e práticas da Análise do Comportamento Aplicada. Os módulos do curso foram desenvolvidos para atender aos requisitos do QABA, preparando assim os alunos para a certificação internacional Qualified Autism Service Practitioner-Supervisor (QASP-S). Esta credencial reconhece globalmente o conhecimento e a competência em ABA, destacando-se como uma certificação intermediária em uma série de três níveis: ABAT, QASP-S e QBA.

Oportunidades de Certificação

Ao concluir os módulos do nosso curso com uma aprovação mínima de 75%, os alunos estarão qualificados para realizar a prova para a certificação QASP-S, desde que completem também as horas de supervisão necessárias e atendam a outras exigências estipuladas pelo QABA. Esta certificação valida o compromisso e a proficiência do profissional em oferecer serviços de alta qualidade em autismo e ABA.

Destaques do Programa

  • Currículo Apropriado e Atualizado: Os módulos abrangem uma ampla gama de tópicos essenciais, de técnicas básicas a avançadas de ABA, com foco especial em intervenções eficazes para o autismo.
  • Reconhecimento Internacional: Módulos certificados pelo QABA, permitindo aos participantes a oportunidade de obter uma certificação amplamente respeitada.
  • Formação Prática e Teórica: Oferecemos um equilíbrio entre teoria e prática, com oportunidades de supervisão para aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos reais.
  • Corpo Docente Especializado: Aprenda com especialistas renomados na área de análise comportamental e desenvolvimento atípico.

Aulas

Carga Horária: 380H

Dias de Aula: Sábados de 8h às 17h e Domingos de 8h às 12h

Total de horas por Fim de semana: -

Público Alvo

O participante deve ter, no mínimo, curso de graduação universitária na área da saúde e/ou educação reconhecido ou revalidado pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC. Alunos a partir do 8º período também podem se inscrever.

Conteúdo Abordado

  • Conhecimento Básico do Autismo
  • Desenvolvimento infantil e autismo
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • Ética e conduta profissional de Analistas do Comportamento
  • Aplicação do Código de Ética QABA na conduta profissional.
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • Princípios Fundamentais da ABA 1
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • Princípios Fundamentais da ABA 2
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • FÉRIAS = DEZEMBRO
  • Princípios Fundamentais da ABA 3
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • Medidas do Comportamento e análises de dados: importância clínica
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • Avaliação Comportamental
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • Comportamento Verbal
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • VB-MAPP – Aplicação
  • Aplicação
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • VB-MAPP – Correção
  • Correção
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • FÉRIAS = JULHO
  • Ajuda e Treino por Tentativa Discreta (DTT)
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • Intervenções para redução de comportamento e intervenções antecedentes
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • Programas de aquisição de habilidades 1
  • Programas de ensino (o que é, como escrever e como implementar)
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • Programas de aquisição de habilidades 2
  • Treino de discriminação, Modelagem ,Modelação e Video-modelação, High-P Low-P, Análise de Tarefas, Encadeamento
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • FÉRIAS = DEZEMBRO
  • 2027
  • Programas de aquisição de habilidades 3
  • Intervenção ABA para os desafios alimentares infantis
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • Programas de aquisição de habilidades 4
  • Ensino em ambiente natural (NET)
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • Programas de aquisição de habilidades 5
  • Treino de Habilidades sociais em Grupo
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • Manejo no contexto escolar
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão
  • Processos em Supervisão
  • Estudo Dirigido
  • Supervisão

Objetivo

O objetivo do curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Desenvolvimento Atípico é capacitar profissionais para atuar de forma eficaz e ética no atendimento a indivíduos com autismo e outras condições de desenvolvimento atípico. Pretendemos proporcionar aos participantes um domínio aprofundado dos princípios e práticas da ABA, preparando-os para implementar intervenções baseadas em evidências que promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida desses indivíduos.

Além disso, o curso visa preparar os alunos para obter a certificação internacional Qualified Autism Service Practitioner-Supervisor (QASP-S). Por meio de um currículo rigoroso e práticas supervisionadas, nosso objetivo é formar profissionais altamente qualificados, capazes de:

  • Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da análise do comportamento de maneira inovadora e eficaz.
  • Desenvolver e implementar planos de intervenção individualizados que atendam às necessidades específicas de cada indivíduo.
  • Promover habilidades sociais, comunicativas e comportamentais que potencializem o desenvolvimento dos indivíduos sob seus cuidados.
  • Avaliar e ajustar continuamente as estratégias de intervenção com base em dados e resultados observáveis.
  • Conduzir-se com profissionalismo e ética, respeitando as diretrizes e normas da prática da ABA.
  • Nosso compromisso é com a formação de profissionais autônomos, críticos e preparados para contribuir significativamente para o campo do desenvolvimento atípico e para a sociedade em geral.

Comment Images
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697

Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697 CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO); Especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT - GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação; Autor dos livros: Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico; Renadi - Rede de atenção a pessoa idosa; Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática; Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura; Foi professor da PUC - GO e do ITGT - GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad - hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC - Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade. Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527

Comment Images
Me. Leana Vilmar Bernardes

Mestre em Psicologia Experimental: análise e evolução do comportamento pela PUC-GO, especialista em Psicoterapia Analítico Comportamental pela PUC-GO e graduada em psicologia pela PUC-GO. Possui treinamento em Intervenção Comportamental Intensiva e Precoce pela ASSERT, UTah State University, Logan, Estados Unidos (2018). É sócia - proprietária da empresa Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC) onde também faz atendimento clínico e supervisão de casos de intervenção precoce em desenvolvimento atípico. Coordenadora, docente e supervisora do curso de pós-graduação em Análise Aplicada ao Desenvolvimento Atípico do Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC).

Comment Images

Acompanhe nosso blog

26 fev
Blog
Como Se Tornar um Psicólogo de Sucesso: Da Formação à Prática Profissional

A Psicologia é uma área fascinante, repleta de desafios e...

26 fev
Blog
Explorando a Fenomenologia: Destaques da Nova Edição da Phenomenology, Humanities and Sciences

Explorando a Fenomenologia: Destaques da Nova Edição da Phenomenology, Humanities...

14 fev
Blog
Alerta de Terremoto: o medo coletivo e a psicologia da desinformação

Nos últimos dias, circulou a informação de que a Defesa...