Como será a Pós
O curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Desenvolvimento Atípico, é um programa especialmente desenhado para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades na área do autismo e outras condições de desenvolvimento atípico. Este curso oferece uma formação abrangente e rigorosa, com módulos reconhecidos pelo Qualified Applied Behavior Analysis Credentialing Board (QABA®).
Sobre o Curso
Nosso programa de especialização é estruturado para fornecer aos participantes uma compreensão aprofundada dos princípios e práticas da Análise do Comportamento Aplicada. Os módulos do curso foram desenvolvidos para atender aos requisitos do QABA, preparando assim os alunos para a certificação internacional Qualified Autism Service Practitioner-Supervisor (QASP-S). Esta credencial reconhece globalmente o conhecimento e a competência em ABA, destacando-se como uma certificação intermediária em uma série de três níveis: ABAT, QASP-S e QBA.
Oportunidades de Certificação
Ao concluir os módulos do nosso curso com uma aprovação mínima de 75%, os alunos estarão qualificados para realizar a prova para a certificação QASP-S, desde que completem também as horas de supervisão necessárias e atendam a outras exigências estipuladas pelo QABA. Esta certificação valida o compromisso e a proficiência do profissional em oferecer serviços de alta qualidade em autismo e ABA.
Destaques do Programa
- Currículo Apropriado e Atualizado: Os módulos abrangem uma ampla gama de tópicos essenciais, de técnicas básicas a avançadas de ABA, com foco especial em intervenções eficazes para o autismo.
- Reconhecimento Internacional: Módulos certificados pelo QABA, permitindo aos participantes a oportunidade de obter uma certificação amplamente respeitada.
- Formação Prática e Teórica: Oferecemos um equilíbrio entre teoria e prática, com oportunidades de supervisão para aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos reais.
- Corpo Docente Especializado: Aprenda com especialistas renomados na área de análise comportamental e desenvolvimento atípico.
Aulas
Carga Horária: 380H
Dias de Aula: Sábados de 8h às 17h e Domingos de 8h às 12h
Total de horas por Fim de semana: -
Público Alvo
O participante deve ter, no mínimo, curso de graduação universitária na área da saúde e/ou educação reconhecido ou revalidado pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC. Alunos a partir do 8º período também podem se inscrever.
Conteúdo Abordado
- Conhecimento Básico do Autismo
- Desenvolvimento infantil e autismo
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- Ética e conduta profissional de Analistas do Comportamento
- Aplicação do Código de Ética QABA na conduta profissional.
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- Princípios Fundamentais da ABA 1
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- Princípios Fundamentais da ABA 2
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- FÉRIAS = DEZEMBRO
- Princípios Fundamentais da ABA 3
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- Medidas do Comportamento e análises de dados: importância clínica
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- Avaliação Comportamental
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- Comportamento Verbal
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- VB-MAPP – Aplicação
- Aplicação
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- VB-MAPP – Correção
- Correção
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- FÉRIAS = JULHO
- Ajuda e Treino por Tentativa Discreta (DTT)
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- Intervenções para redução de comportamento e intervenções antecedentes
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- Programas de aquisição de habilidades 1
- Programas de ensino (o que é, como escrever e como implementar)
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- Programas de aquisição de habilidades 2
- Treino de discriminação, Modelagem ,Modelação e Video-modelação, High-P Low-P, Análise de Tarefas, Encadeamento
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- FÉRIAS = DEZEMBRO
- 2027
- Programas de aquisição de habilidades 3
- Intervenção ABA para os desafios alimentares infantis
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- Programas de aquisição de habilidades 4
- Ensino em ambiente natural (NET)
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- Programas de aquisição de habilidades 5
- Treino de Habilidades sociais em Grupo
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- Manejo no contexto escolar
- Estudo Dirigido
- Supervisão
- Processos em Supervisão
- Estudo Dirigido
- Supervisão
Objetivo
O objetivo do curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Desenvolvimento Atípico é capacitar profissionais para atuar de forma eficaz e ética no atendimento a indivíduos com autismo e outras condições de desenvolvimento atípico. Pretendemos proporcionar aos participantes um domínio aprofundado dos princípios e práticas da ABA, preparando-os para implementar intervenções baseadas em evidências que promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida desses indivíduos.
Além disso, o curso visa preparar os alunos para obter a certificação internacional Qualified Autism Service Practitioner-Supervisor (QASP-S). Por meio de um currículo rigoroso e práticas supervisionadas, nosso objetivo é formar profissionais altamente qualificados, capazes de:
- Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da análise do comportamento de maneira inovadora e eficaz.
- Desenvolver e implementar planos de intervenção individualizados que atendam às necessidades específicas de cada indivíduo.
- Promover habilidades sociais, comunicativas e comportamentais que potencializem o desenvolvimento dos indivíduos sob seus cuidados.
- Avaliar e ajustar continuamente as estratégias de intervenção com base em dados e resultados observáveis.
- Conduzir-se com profissionalismo e ética, respeitando as diretrizes e normas da prática da ABA.
- Nosso compromisso é com a formação de profissionais autônomos, críticos e preparados para contribuir significativamente para o campo do desenvolvimento atípico e para a sociedade em geral.
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Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa CRP 09/3697 CEO do Instituto suassuna, membro fundador e professor do Instituto Suassuna ; Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO); Especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestal-terapia de Goiânia (ITGT - GO). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Pós-Doutorando em Educação; Autor dos livros: Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico; Renadi - Rede de atenção a pessoa idosa; Supervisão em Gestalt-Terapia; Teoria e Prática; Supervisão em Gestalt-Terapia: O cuidado como figura; Foi professor da PUC - GO e do ITGT - GO entre os anos de 2006 e 2011; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Aborgagem Gestáitica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad - hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC - Minas); Organizador do livro Supervisão em Gestaltt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia; Professor na FacCidade. Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022252527245527
Me. Leana Vilmar Bernardes
Mestre em Psicologia Experimental: análise e evolução do comportamento pela PUC-GO, especialista em Psicoterapia Analítico Comportamental pela PUC-GO e graduada em psicologia pela PUC-GO. Possui treinamento em Intervenção Comportamental Intensiva e Precoce pela ASSERT, UTah State University, Logan, Estados Unidos (2018). É sócia - proprietária da empresa Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC) onde também faz atendimento clínico e supervisão de casos de intervenção precoce em desenvolvimento atípico. Coordenadora, docente e supervisora do curso de pós-graduação em Análise Aplicada ao Desenvolvimento Atípico do Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC).