O papel da Psicóloga obstétrica no parto

  • 25 jul

O papel da Psicóloga obstétrica no parto

Quando comecei atuar com Assistência Psicológica no Parto, não sabia muito o que eu poderia fazer para ajudar a família nesse momento. Aos poucos, e ainda hoje, estou aprendendo!

Hoje somos muitas. Muitas psicólogas obstétricas espalhadas por todo o país. Incialmente, éramos chamadas somente quando a mulher apresentava alguma “necessidade a olho nu”. Um olhar estigmatizante para o parto, como abortos, abusos ou algo com o qual a própria equipe tivesse dificuldade em lidar.

Cada vez mais olhamos para o parto, TODOS ELES, com atenção redobrada às emoções vividas, ao psiquismo da mulher e, especialmente, para a qualidade da experiência de parir.

Quebramos barreiras e aprendizados retrógrados sobre a “postura do psicólogo”. Choramos junto, podemos ter contato físico, abraçar, fazer massagem para aliviar a dor, segurar a mão. Podemos e devemos, pois lidamos com a mulher INTEIRA: corpo, mente, coração.

E não romantizamos o parto. Bortoletti nos ensina muito bem sobre cada reação fisiológica ao receber todas as intervenções psicológicas necessárias. É preciso estudar! Nunca pararemos. É preciso se especializar cada vez mais. É preciso passar adiante todo aprendizado e por isso também coloquei um curso disponível. Não aprendi e aprendo todo dia para guardar para mim. Quero dividir, quero aumentar a Rede. Desejo isso do fundo do meu coração, sem vaidade ou soberba. Mas com amor. Fico feliz toda vez que uma psicóloga divide comigo suas experiências, contando dos benefícios de suas intervenções.

Nós não pararemos de cuidar porque TODO PARTO IMPORTA! E não estamos disputando espaço com nenhum outro profissional. Sabemos qual é o nosso papel. Estamos em paz, inclusive, respeitando a escolha de cada mulher.

Realizamos o Pré-natal psicológico de mulheres que optam por doulas, fisioterapeutas, enfermeiras. De novo: não há vaidade. Há interesse em um “nascer bem por um mundo melhor”.

Estamos no parto normal. Estamos nas cesáreas. Estamos nos partos de bebês mortos. Estamos onde nos chamarem. A Psicologia Obstétrica nos chamou e temos orgulho do nosso SIM!

KARLA CERÁVOLO
Psicóloga, coordenadora da pós de Psicologia Perinatal e Obstétrica.
@karla.ceravolo

Compartilhe:
Abrir bate-papo
Fale agora pelo Whatsapp!