Neurobiologia e Poder

  • 11 out

Um estudo em neurobiologia pretende o despertar e o agir de uma mente “neurocientífica”. Se propõem a avaliar eventos extraordinários como a produção e o desenrolar das emoções, da memória, do aprendizado, das interações com o meio em que vivemos, tanto perceptivas quanto ativas.

A neurociência nos permite aprofundar no entendimento de como ocorre a homeostasia no organismo, comandada pelo Sistema Nervoso Central e conectada ao corpo via Sistema Nervoso Periférico e Autônomo. Além de considerar as adaptações evolutivas que referencialmente fortaleceram as ocorrências de comportamentos e cognições apresentados por um cérebro no comando de um corpo. O nosso cérebro interage, comanda, organiza, integra, regula, entende nosso corpo. De que modos, porque, para que ele faz isso?

Em seu livro “O erro de Descartes”, Antônio Damásio (2012), afirma que:

“ Não pode haver qualquer esperança de entendimento dos vários níveis de aprofundamento do cérebro se não possuirmos um conhecimento pormenorizado da geografia cerebral em escalas diversas”.

Os conhecimentos a partir da neurociência e da neurobiologia podem ser seguramente aplicados como ferramenta adicional no processo de entender o indivíduo. Uma avaliação neurobiológica das estruturas, circuitos e processos envolvidos na formação da mente é uma ferramenta poderosa.

Ma. Rackel Balestra Santana

Instagram: @Patchbalestra

Compartilhe:
Abrir bate-papo
Fale agora pelo Whatsapp!