Educar sem complicar

  • 7 ago

Educar sem complicar

Preste atenção nos filmes que você tem em casa e assista com seus filhos. Quantos deles possuem protagonistas femininas? E como são elas? São meninas mulheres fortes ou estereotipadas?

Desde sempre os filmes são poderosas ferramentas que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do autoconhecimento, senso crítico, valores morais e virtudes das crianças!

Nesse cenário é possível compreender quão relevante é mostrar para meninos e meninas o significado dos movimentos atuais, incluindo o cenário onde a mulher luta cada vez mais por espaço e tem cada vez mais voz!

Oferecer um arsenal variado de personagens mulheres para as nossas crianças é fundamental! Para as meninas, se identificarem com personagens principais ativas e diversificadas ajudam a desenvolver a autoestima e acreditarem que são capazes de ser tudo aquilo que sonharam. Quando elas se deparam com isso, entendem inconscientemente que também podem conduzir as próprias narrativas.

Desse modo, quando o cinema coloca protagonistas femininas desempenhando papéis importantes, transmite a ideia de que as mulheres podem sim ser o que quiserem.

Virgínia Suassuna
Psicóloga, Fundadora do Instituto Suassuna
@virginiasuassuna

Compartilhe:
Abrir bate-papo
Fale agora pelo Whatsapp!