Assim como os transtornos externalizantes (TOD/TC/TDAH), TEA e os transtornos de aprendizagem, a Deficiência Intelectual (DI) também apresenta altas taxas sendo uns dos transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns em crianças e adolescentes. A Deficiência intelectual não é tida como um transtorno isolado, mas como um conjunto de várias condições que possuem alguns fatores em comum:⠀
– Eficiência intelectual abaixo da média⠀
– Esse funcionamento abaixo do esperado prejudica a adaptabilidade da criança/adolescente em diferentes aspectos importantes na vida⠀
– Se manifesta antes dos 18 anos, geralmente na primeira infância ou em fases posteriores ⠀
A diversidade é uma das principais características na DI, pois envolve diversas origens e cursos de desenvolvimento diferentes, ou seja, se manifesta de várias formas tanto no nível cognitivo quanto a nível adaptativo. ⠀
Crianças e adolescentes com DI podem apresentar uma série de dificuldades que irão variar conforme suas características de funcionamento. Acompanhamento profissional, estimulação, intervenções adequadas em diferentes contextos como a escola, família e inclusão social são ações importantes para melhorar a qualidade de vida das crianças com DI.⠀
⠀📌Por Wendell Amorim.⠀
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