Alterações sensoriais em crianças

  • post publicado em 21/05/20 às 18:28 PM
  • Tempo estimado de leitura: < 1 minutos

 

Nosso cérebro possui capacidade para organizar as informações sensoriais que recebemos através da interação com o ambiente, chamamos essa capacidade de Integração Sensorial. Quando o cérebro não consegue processar e organizar os estímulos recebidos ele não consegue elaborar uma resposta adequada, ou seja, há prejuízos de integração sensorial.⠀

Crianças com alterações no processamento sensorial podem apresentar dificuldades atencionais, desorganização e prejuízos nos relacionamentos sociais. Alguns exemplos de comportamentos que podem ser sinais de alterações no processamento sensorial são:⠀

Criança evita abraços, aperto de mãos, pois possuem nojo do toque. Não gosta de andar descalças e evitam o contato dos pés com a superfície. Não gosta de alguns alimentos devido aspectos como textura. Se incomodam bastante com barulhos. Crianças inquietas e que exploram bastante os objetos no ambiente ou ao contrário, não exploram pois evita o toque.⠀

Alterações no processamento sensorial devem ser identificadas para que seja realizado o manejo das necessidades sensoriais da criança, por isso, o plano de tratamento deve ser elaborado observando o perfil sensorial e comportamental da criança. ⠀

📌Por Wendell Amorim, neuropsicólogo.⠀

#incantatopsicologia #incantato #psicologia #neuropsicologia #alteração #sensoriais #sensorial #integração #desenvolvimento #criança #comportamento

Photo by Sharon McCutcheon on Unsplash

Compartilhe esse conteúdo:

Danilo Suassuna
Danilo Suassuna

Pós doutorando em Educação, Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela PUC-GO. Especialista em Gestalt-terapia pelo ITGT – GO. Foi professor da PUC-GO e do ITGT-GO entre os anos de 2006 e 2011.

É CEO, membro fundador e professor do Instituto Suassuna (IS-GO) e membro do Conselho Consultivo da Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC-Minas).

É autor dos livros: – Histórias da Gestalt – terapia no Brasil – Um estudo historiográfico – Organizador do livro Renadi: a experiência do plantar em Goiânia – Organizador do livro Supervisão em Gestalt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia.