Como criar meninos evitando a masculinidade tóxica?

  • post publicado em 17/08/22 às 08:00 AM
  • Tempo estimado de leitura: < 1 minutos

 

Como criar meninos evitando a masculinidade tóxica?

“Homem não chora!” “Você é homem então não pode usar rosa!” “Isso não é brincadeira para homem!”

Você já falou essas e outras expressões para o seu filho? Já escutou alguém dizendo isso para ele?

Essas e outras expressões são comumente associadas aos meninos e remetem a um tipo de masculinidade tóxica ainda sustentado na nossa sociedade e que priva grande parte dos nossos filhos a se expressarem livremente e desenvolverem suas capacidades.

A masculinidade tóxica refere-se a certas atitudes ou maneiras de agir dos homens e está relacionado à repressão emocional e social. Atitudes assim podem causar violência, falta de autoestima e até problemas de saúde!

Por isso, devemos repensar sobre a masculinidade e seus estereótipos, através de uma educação consciente desde os primeiros anos de vida!

Para lhe ajudar, trouxe dicas para ensinar o seu filho a ser mais autêntico e a se sentir bem com ele mesmo, evitando essa toxicidade!

Virgínia Suassuna
Psicóloga, Fundadora do Instituto Suassuna
@virginiasuassuna

Compartilhe esse conteúdo:

Danilo Suassuna
Danilo Suassuna

Pós doutorando em Educação, Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela PUC-GO. Especialista em Gestalt-terapia pelo ITGT – GO. Foi professor da PUC-GO e do ITGT-GO entre os anos de 2006 e 2011.

É CEO, membro fundador e professor do Instituto Suassuna (IS-GO) e membro do Conselho Consultivo da Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC-Minas).

É autor dos livros: – Histórias da Gestalt – terapia no Brasil – Um estudo historiográfico – Organizador do livro Renadi: a experiência do plantar em Goiânia – Organizador do livro Supervisão em Gestalt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia.