Pós-graduação
AS INSCRIÇÕES ESTÃO FECHADAS.
Quer entrar agora na lista de espera?
Clique no botão ao lado e reserve sua vaga.
A Neuropsicologia é uma ciência interdisciplinar que tem como objetivo o estudo da cognição e do comportamento de um indivíduo relacionado ao seu Sistema Nervoso Central (SNC). Podemos atuar na Neuropsicologia com a avaliação neuropsicológica, reabilitação neuropsicológica e pesquisa. A avaliação neuropsicológica é entendida como um processo técnico e científico em que se obtêm informações a partir de instrumentos, técnicas e métodos específicos, nas quais são realizadas interpretações das informações obtidas.
Assim como os dados quantitativos obtidos na testagem cognitiva, é importante realizar a análise qualitativa que envolve observação clínica das verbalizações, gestos, humor, tom de voz, hábitos e demais idiossincrasias que podem oferecer informações acerca do ajustamento comportamental, dinâmica familiar e estilo de vida do paciente.
Há seis objetivos principais para a avaliação neuropsicológica: pesquisa, resposta a solicitação forense, diagnóstico, cuidado com o paciente, identificação das necessidades e eficácia do tratamento.
1. Explicar os principais modelos explicativos do funcionamento neuropsicológico;
2. Avaliar crianças e adolescentes, utilizando-se de técnicas e instrumentos psicológicos, processos cognitivos básicos e complexos em sujeitos normais e disfuncionais considerando-se o indivíduo em seus aspectos biopsicossociais;
3. Relacionar o perfil neuropsicológico da criança e adolescente com sua história de vida, idade, gênero e escolaridade;
4. Produzir relatórios de avaliação neuropsicológica de bebês, crianças e adolescentes com finalidade clínica;
5. Levantar impressões diagnósticas de déficits neuropsicológicos e estabelecer possíveis correlações com e lesões e/ou disfunção cerebral, buscando-se, quando necessário o aporte de outros profissionais de áreas que estabelecem interface com a psicologia;
CRONOGRAMA DOS MÓDULOS | ||
2022 | 11 e 12 de fevereiro | Histórico e Bases Teóricas da Neuropsicologia. Prof. Me. Sarah Cassimiro Marques |
18 e 19 de março | Procedimentos da Avaliação Neuropsicológica: anamnese e análise qualitativa de dados. Prof. Dra Andrea Magalhães Psicometria. Prof. Esp. Wendell Noronha | |
29 e 30 de abril | Fundamentos de Neurociências: neuroanatomia e neurofisiologia. Prof. Esp. Danilo Borges dos Santos | |
20 e 21 de maio | Atenção e patologias. Instrumentos avaliativos. Prof. Esp. Ana Vitória Caetano de Castro | |
24 e 25 de junho | Teoria Sistêmica de Luria. Prof. Me. Sarah Cassimiro Marques | |
22 e 23 de julho | Memória e patologias. Instrumentos avaliativos. Prof. Esp. Mariana Abuhamad | |
19 e 20 de agosto | Função executiva e patologias. Instrumentos avaliativos. Prof. Dr. Daniel Fuentes | |
16 e 17 de setembro | Linguagem e patologias da infância. Instrumentos avaliativos. Prof. Me Fernanda Guedes Afiune | |
14 e 15 de outubro | Percepção e patologias perceptuais. Instrumentos avaliativos. Praxias e patologias. Instrumentos avaliativos. Prof. Esp. Meigue Gonçalves da Silva Caldeira | |
18 e 19 de novembro | Avaliação da inteligência I (WISC IV e WASI aplicação). Prof. Esp. Ana Vitória Caetano de Castro | |
16 e 17 de dezembro | Avaliação da inteligência II (WISC IV e WASI intepretação clínica) Prof. Me. Sarah Cassimiro Marques | |
2023 | 20 e 21 de janeiro | Testes de personalidade e humor. Prof. Esp. Maísa Roberta Pereira Ramos Lopes |
24 e 25 de fevereiro | Avaliação neuropsicológica em pré-escolares. Prof. Me. Fernanda Guedes Afiune | |
17 e 18 de março | Elaboração de Laudo Psicológico de Avaliação Neuropsicológica. Prof. Esp. Wendell Noronha | |
14 e 15 de abril | Perfil neuropsicológico de Síndromes Neuropsiquiátricas na Infância. Prof. Esp. Esmeralda Faiad | |
19 e 20 de maio | Perfil neuropsicológico dos Transtornos Específicos de Aprendizagem. Prof. Me. Sarah Cassimiro Marques | |
Junho de 2023 a outubro de 2023 | Prática profissional supervisionada: 260h 75 horas de supervisão + 225 horas de atendimento clínico e preparação das sessões. | |
17 e 18 de novembro | Seminário – apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Me. Sarah Cassimiro Marques | |
515 Horas (255 horas/aula* e 260 horas de Prática Supervisionada**) (**) 260 horas de Prática Supervisionada: 75 horas de supervisão + 225 horas de atendimento clínico e preparação das sessões. Importante: os encontros de supervisões ocorrerão de forma quinzenal, em grupo, sendo que cada aluno pode discutir por 40 minutos seu caso clínico com colegas e professores. |
Sarah Cassimiro Marques Psicóloga CRP 09/7343, Especialista em Neuropsicologia pela PUC GO, Mestre em Neurociências do Comportamento pela Unb, Professora da PUC GO, Mediadora do PEI, Tutora do Cogmed, Psicóloga e Professora do Instituto Suassuna, Diretora da Incantato (@incantato.psicologia)
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa
Pós doutorando em Educação. Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia (ITGT – GO). Foi professor da PUC-GO e do ITGT-GO entre os anos de 2006 e 2011. É CEO, membro fundador e professor do Instituto Suassuna (IS-GO) e membro do Conselho Consultivo da Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC-Minas).
É autor dos livros:
– Histórias da Gestalt – terapia no Brasil – Um estudo historiográfico
– Organizador do livro Renadi: a experiência do plantar em Goiânia
– Organizador do livro Supervisão em Gestalt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia.
e-mail: [email protected]
site: www.institutosuassuna.com.br
A Neuropsicologia é uma ciência interdisciplinar que tem como objetivo o estudo da cognição e do comportamento de um indivíduo relacionado ao seu Sistema Nervoso Central (SNC). Podemos atuar na Neuropsicologia com a avaliação neuropsicológica, reabilitação neuropsicológica e pesquisa. A avaliação neuropsicológica é entendida como um processo técnico e científico em que se obtêm informações a partir de instrumentos, técnicas e métodos específicos, nas quais são realizadas interpretações das informações obtidas.
Assim como os dados quantitativos obtidos na testagem cognitiva, é importante realizar a análise qualitativa que envolve observação clínica das verbalizações, gestos, humor, tom de voz, hábitos e demais idiossincrasias que podem oferecer informações acerca do ajustamento comportamental, dinâmica familiar e estilo de vida do paciente.
Há seis objetivos principais para a avaliação neuropsicológica: pesquisa, resposta a solicitação forense, diagnóstico, cuidado com o paciente, identificação das necessidades e eficácia do tratamento.
1. Explicar os principais modelos explicativos do funcionamento neuropsicológico;
2. Avaliar crianças e adolescentes, utilizando-se de técnicas e instrumentos psicológicos, processos cognitivos básicos e complexos em sujeitos normais e disfuncionais considerando-se o indivíduo em seus aspectos biopsicossociais;
3. Relacionar o perfil neuropsicológico da criança e adolescente com sua história de vida, idade, gênero e escolaridade;
4. Produzir relatórios de avaliação neuropsicológica de bebês, crianças e adolescentes com finalidade clínica;
5. Levantar impressões diagnósticas de déficits neuropsicológicos e estabelecer possíveis correlações com e lesões e/ou disfunção cerebral, buscando-se, quando necessário o aporte de outros profissionais de áreas que estabelecem interface com a psicologia;
CRONOGRAMA DOS MÓDULOS | |
2022 | Histórico e Bases Teóricas da Neuropsicologia. Prof. Me. Sarah Cassimiro Marques |
Procedimentos da Avaliação Neuropsicológica: anamnese e análise qualitativa de dados. Prof. Dra Andrea Magalhães Psicometria. Prof. Esp. Wendell Noronha | |
Fundamentos de Neurociências: neuroanatomia e neurofisiologia. Prof. Esp. Danilo Borges dos Santos | |
Atenção e patologias. Instrumentos avaliativos. Prof. Esp. Ana Vitória Caetano de Castro | |
Teoria Sistêmica de Luria. Prof. Me. Sarah Cassimiro Marques | |
Memória e patologias. Instrumentos avaliativos. Prof. Esp. Mariana Abuhamad | |
Função executiva e patologias. Instrumentos avaliativos. Prof. Dr. Daniel Fuentes | |
Linguagem e patologias da infância. Instrumentos avaliativos. Prof. Me Fernanda Guedes Afiune | |
Percepção e patologias perceptuais. Instrumentos avaliativos. Praxias e patologias. Instrumentos avaliativos. Prof. Esp. Meigue Gonçalves da Silva Caldeira | |
Avaliação da inteligência I (WISC IV e WASI aplicação). Prof. Esp. Ana Vitória Caetano de Castro | |
Avaliação da inteligência II (WISC IV e WASI intepretação clínica) Prof. Me. Sarah Cassimiro Marques | |
2023 | Testes de personalidade e humor. Prof. Esp. Maísa Roberta Pereira Ramos Lopes |
Avaliação neuropsicológica em pré-escolares. Prof. Me. Fernanda Guedes Afiune | |
Elaboração de Laudo Psicológico de Avaliação Neuropsicológica. Prof. Esp. Wendell Noronha | |
Perfil neuropsicológico de Síndromes Neuropsiquiátricas na Infância. Prof. Esp. Esmeralda Faiad | |
Perfil neuropsicológico dos Transtornos Específicos de Aprendizagem. Prof. Me. Sarah Cassimiro Marques | |
Prática profissional supervisionada: 260h 75 horas de supervisão + 225 horas de atendimento clínico e preparação das sessões. | |
Seminário – apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Me. Sarah Cassimiro Marques | |
515 Horas (255 horas/aula* e 260 horas de Prática Supervisionada**) (**) 260 horas de Prática Supervisionada: 75 horas de supervisão + 225 horas de atendimento clínico e preparação das sessões. Importante: os encontros de supervisões ocorrerão de forma quinzenal, em grupo, sendo que cada aluno pode discutir por 40 minutos seu caso clínico com colegas e professores. |
Sarah Cassimiro Marques Psicóloga CRP 09/7343, Especialista em Neuropsicologia pela PUC GO, Mestre em Neurociências do Comportamento pela Unb, Professora da PUC GO, Mediadora do PEI, Tutora do Cogmed, Psicóloga e Professora do Instituto Suassuna, Diretora da Incantato (@incantato.psicologia)
Dr. Danilo Suassuna Martins Costa
Pós doutorando em Educação. Psicoterapeuta há quase 20 anos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia (ITGT – GO). Foi professor da PUC-GO e do ITGT-GO entre os anos de 2006 e 2011. É CEO, membro fundador e professor do Instituto Suassuna (IS-GO) e membro do Conselho Consultivo da Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies (RAG), além de consultor Ad – hoc da Revista em Psicologia em Revista (PUC-Minas).
É autor dos livros:
– Histórias da Gestalt – terapia no Brasil – Um estudo historiográfico
– Organizador do livro Renadi: a experiência do plantar em Goiânia
– Organizador do livro Supervisão em Gestalt-Terapia, bem como autor de artigos na área da Psicologia.
e-mail: [email protected]
site: www.institutosuassuna.com.br
COMO SERÁ
5 horas-aula
8 horas-aula + 2 horas de atividades complementares
O investimento por participante é de R$ 14.300,00 + R$100,00 de taxa de matrícula.
Forma de Pagamento: 22 parcelas de R$ 650,00
*Pagamentos realizados até o dia 10 de cada mês terão desconto pontualidade. Caso haja atraso no pagamento, perde desconto pontualidade e valor vai para R$ 700,00.
O participante deve ter, no mínimo, curso de graduação universitária na área de Psicologia, reconhecido ou revalidado pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC. Alunos a partir do 9º período de Psicologia também podem se inscrever.
Duração 2 anos
Certificado pelo MEC
Transmissão ao vivo e aula gravada Carga horária de cada módulo: 15 horas
Não importa a intensidade, precisamos ser Luz para o caminho das pessoas! Quanto mais luz definida, menos trevas no mundo das pessoas!
Por que o que queremos é
CUIDAR DAS PESSOAS!
Além disso, contamos com uma completa tecnologia a disposição de nossos alunos
Depoimentos
Fale conosco no WhatsApp