Carrinho vazio.

Fale conosco agora

62 98142 6789

Pedro Humberto

Mestre em educação e Doutor em Psicologia

180 horas de conteúdo

  • Encontros

    Quartas-feiras 19:00 às 22:00.

    Número mínimo de alunos: 20 máximo 30. Serão 180 horas de conteúdo, sendo 3 módulos de 60 horas. Encontros às terça-feiras (quinzenal).

  • INVESTIMENTO

    O investimento por participante é de
    R$ 190,00. Pagamento por cartão em até 3x sem juros ou boleto á vista, (pagamento por boleto liberado em até 3 dias úteis)

Você terá 6 meses de acesso para assistir ao curso

Grupo de Estudos e Formação em Práticas Educativas para Promoção do Desenvolvimento Saudável de Crianças

Atender à necessidade de educadores que trabalham na educação infantil de formação para construção de práticas pedagógicas adequadas à criança pequena (02 a 06 anos) e para lidar com problemas e desafios presentes no cotidiano das escolas neste nível de ensino.

A proposta é dialógica, voltada para troca de experiências, relatos de práticas e buscar os conhecimentos científicos, sobretudo da pedagogia e da psicologia, que ajudem a entender o dinamismo da interação entre o desenvolvimento de cada criança e o ambiente escolar.

Assim o Grupo de Estudos e Formação visa promover, em caráter contínuo e interativo, a formação de educadores, mediadores, estagiários ou apoio para aquisição de habilidades e conhecimentos necessários à avaliação e intervenção em situações críticas e prejudiciais ao desenvolvimento da criança na primeira infância; particularmente em dificuldades e distúrbios que afetam a sociabilidade, o estabelecimento de vínculos positivos, a construção da autoimagem e da autoestima, em dificuldades associadas à agressividade e comportamentos anti-sociais; enfim, em situações produtoras de sofrimento agudo nas crianças e educadores.

Módulo 1 (60 horas)
• A criança bem pequena, seu corpo, seu mundo, suas sensações, seus sentimentos. As dimensões do desenvolvimento: Motor (biológico), Cognitivo, afetivo.
• A criança “pré-escolar”, aprendendo a se comunicar, a formação do EU, o papel do vínculo da formação do EU. Aprendendo a falar, aprendendo a pensar.
• A dimensão fundamental do CUIDADO na formação dos vínculos e no aprendizado das emoções.
• O papel da fantasia no pensamento da criança pequena

Módulo 2 (60 horas)

• Autoimagem, auto percepção, autoestima. A percepção do outro, a criança como ATOR social.
• O brincar e a formação do eu, dos vínculos e do pensamento. Egocentrismo do pensamento, simbolismos. Fantasia e imaginação no pensamento.
• A criança no mundo, autonomia e heteronomia. As quatro dimensões do desenvolvimento: motor, cognitivo, afetivo e social.
• Aprendendo os limites, o respeito ao outro. Autoridade epistêmica do professor e vínculo.

Módulo 3 (60 horas)
• Primeiras identidades sociais, seus limites, suas consequências.
• A vida “lúdica”: brincadeiras, jogos. A imaginação e seu papel na formação do pensamento. Inteligência intuitiva e a ação.
• Aprendendo as “regras dos jogos”, aprendendo as “regras do jogo”, normas sociais.
• Dificuldades no comportamento: gerenciando a ansiedade e a agressividade. Quando começa a ‘sexualidade”?

Pedro Humberto Faria Campos é psicólogo com graduação na PUC-Goiás. Atuou como psicólogo e educador por mais de uma década com crianças e adolescentes em situação de rua, vítimas de violências e exclusão, incluindo adolescentes em conflito com a lei. Foi coordenador pedagógico do Centro de Formação de Educadores de Rua/ M.N.M.M.R, em São Paulo. Atuou também no campo da saúde mental.

É professor nas graduações em educação e psicologia desde 1999, com destaque para aulas e estudos sobre o desenvolvimento infanto-juvenil, a criança, o lúdico e a escola, bem como o estudo de situações de exclusão envolvendo crianças e adolescentes.

É pesquisador e docente de mestrado e doutorado, em ambos campos, desde 2000, tendo feito mestrado em educação pela UFG e doutorado em Psicologia Social na Universidade de Provence, na França. Orientou mais de 50 dissertações e teses, publicou vários livros e outros textos acadêmicos.

novas fomas de aprender

Utilizar habilidades tecnológicas para aprender ajudam nossos cursantes a prosperar em um mundo em constante mudança. 

É por isso que nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso às habilidades técnicas, criativas, 

colaborativas e principalmente humanas, para que possam ampliar as oportunidades durante e após nossos cursos.

Merecemos todas as chances possíveis de ter sucesso com a tecnologia de educação

 

RECEBA O PAPER DESTA PÓS POR EMAIL

RECEBA PAPER PDF

depoimentos

Shopping Basket