A Pós-Graduação tem como objetivo oferecer ao aluno uma compreensão aprofundada dos conceitos fundamentais da Psicanálise, priorizando a discussão teórica conceitual em intersecção com o contexto institucional e a contemporaneidade. Visa ainda capacitar os alunos a pratica de intervenção segundo o modelo psicanalítico, percorrendo e questionando a clínica contemporânea, suas matrizes e paradigmas. Permite ainda oferecer aos alunos a prática da Docência Superior na Teoria psicanalítica.
10 horas-aula (1 hora de almoço)
5 horas-aula
O investimento por participante é de R$ 100,00 de taxa de matrícula* + 24 Parcelas de R$ 400,00.**
*O pagamento da taxa de matrícula garante a vaga na turma e a participação do aluno no processo seletivo para envio online de documentação, preparo para futura certificação no MEC e cadastro na plataforma.
**Pagamentos realizados até o dia 10 de cada mês terão desconto pontualidade. Caso haja atraso no pagamento, perde desconto pontualidade e valor vai para R$ 450,00. A mensalidade será cobrada a partir do dia 10 do mês seguinte a data de conclusão do processo seletivo, já iniciada a turma ou em andamento.
O participante deve ter, no mínimo, curso de graduação universitária, reconhecido ou revalidado pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC. Alunos a partir do 8º período de Psicologia também podem se inscrever.
Endereço: Rua Duque de Caxias, nº314, Centro. Uberlândia – MG
Certificadas pelo MEC
Transmissão Ao Vivo e Aula Gravada.
O sofrimento psíquico não é algo novo, mas suas configurações atuais são. A passagem da modernidade para a contemporaneidade traz as marcas de incontáveis transformações na vida social, econômica e cultural, que alteraram nosso estilo de vida, a formação dos nossos laços sociais na cultura, resultando ainda, na modificação da forma de apresentação do sofrimento psíquico.
Vários teóricos (Bauman, 2001; Han, 2015; Lipovetsky, 2007; Lyotard, 2013, entre outros) se debruçam sobre essa época marcada por incertezas, fragmentações, desconstruções, trocas de valores, apontando ora um processo de transformação, ora rupturas, mas, sobretudo, algo novo. Esse algo novo se reflete sobre a construção da subjetividade humana e consequentemente sobre a forma com que lidamos com o mal estar, inerente a nossa condição, e constituímos sintomas.
Nesse contexto, a psicanalise tem muito a oferecer na medida em que nos ajuda a interrogar essas mudanças e os novos paradigmas que o mundo contemporâneo coloca como desafio a nossa clínica cotidiana. A clínica sempre foi a razão de ser da psicanálise desde os primeiros conceitos da metapsicologia estabelecidos por Sigmund Freud. Freud, a partir do seu interesse pelo sintoma histérico, conseguiu elaborar não só um saber sobre a psique humana, mas também um fazer, baseado num modo de intervenção pela palavra sobre o sintoma. Esse saber/fazer permitiu um dialogo com a loucura, com a desrazão, e influenciou amplamente a cultura contemporânea. O curso “Psicanalise: Teoria e Prática” propõe um estudo aprofundado dos conceitos psicanalíticos, articulados as novas formas de subjetivação contemporânea, sempre calcados sobre as questões da clínica, de forma a dar uma ampla visão da prática psicanalítica.
Módulo I: Introdução a Psicanálise Freudiana
(Carga Horária: 75h)
Unidade 1: Introdução a Psicanalise de Sigmund Freud (O cenário inicial e os textos pré-psicanalíticos);
Unidade 2: A metapsicologia freudiana (modelo de aparelho psíquico, primeira tópica, representação, O inconsciente, recalcamento, o retorno do recalcado);
Unidade 3: A metapsicologia freudiana (Narcisismo, o complexo de Édipo, segunda tópica);
Unidade 4: A metapsicologia freudiana (Teoria das pulsões e a repetição);
Unidade 5: A Técnica psicanalítica: Os grandes casos de Freud;
Módulo II: Psicanalise, linguagem e subjetividade
(Carga Horária: 75h)
Unidade 1: O sujeito na psicanalise;
Unidade 2: Mal estar, sofrimento e sintoma;
Unidade 3: As neuroses e a Perversão;
Unidade 4: As psicoses
Unidade 5: As novas formas de subjetivação;
Módulo III: Clínica Psicanalítica e contemporaneidade
(Carga Horária: 75h)
Unidade 1: Estrutura e constituição da clínica psicanalítica;
Unidade 2: As condições da analise;
Unidade 3: A clínica contemporânea: os novos sintomas;
Unidade 4: A clínica psicanalítica com crianças;
Unidade 5: A clínica psicanalítica com adolescente.
Módulo IV: Metodologia de Pesquisa e a Pesquisa em Psicanalise
(Carga Horária: 45h)
Unidade 1: Ética e Psicanálise;
Unidade 2: A Pesquisa em Psicanálise;
Unidade 3: Metodologia do Trabalho Científico e a construção do projeto de Pesquisa.
Módulo V: Supervisão de Casos Clínicos (EAD)
(Carga Horária: 45h)
Ementa: Supervisão Clínica de casos clínicos em uma perspectiva Psicanalítica.
Unidade 1: Supervisões online com o orientador
Módulo VI: Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (EAD)
(Carga Horária: 45h)
Ementa: Elaboração do trabalho de conclusão de curso, em formato de artigo científico.
Unidade 1: Orientações online com o orientador
Esp. Fausto Rocha Fernandes
Possui Graduação em Psicologia pela Unitri- Centro Universitário do Triângulo. Mestrando em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade pela Ulbra- Universidade Luterana do Brasil. Canoas-RS. Especialização Latu Sensu em Docência no Ensino Superior Unicid- Universidade Cidade de SP. Pós-Graduado em Psicologia do Trânsito Universidade Católica de Brasília-DF. Especialização Lato Sensu em Psicologia do Trânsito Faculdade Venda Nova do Imigrante-ES.Formação em Gestalt-Terapia e Psicoterapia Fenomenológica pela Alethéia- Centro em Desenvolvimento em Psicologia- Uberlândia-MG. Docente e Supervisor de Estágios do Curso de Graduação em Psicologia da ILES/ULBRA de Itumbiara-GO , Unifucamp de Monte Carmelo-MG e FATRA de Uberlândia-MG. Coordenador e Professor da Especialização Lato Sensu: Psicologia Clínica Humanista, Fenomenológica Existencial pelo Instituto Suassuna de Goiânia-GO e do Grupo de Estudos em ACP-Abordagem Centrada na Pessoa na FEP- Fernandes Eventos em Psicologia de Uberlândia-MG. Diretor Executivo do Simpósio Uberlandense de Psicologia e da FEP- Fernandes Eventos em Psicologia. Psicólogo Perito Examinador de Trânsito na Clínica São Miguel de Uberlândia-MG. Psicoterapeuta Humanista Fenomenológica Existencial (Crianças, Adolescentes e Adultos) Self: Clínica de Psicologia e Pesquisa e Clínica Vida Medicina e Psicologia. C0- Autor do Livro: Suicídio e suas Interfaces: o Ardiloso Emaranhado da Auto-destruição e Atualidades em Psicoterapia Fenomenológico Existencial.
Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/1074569864739805
Esp. João Camilo de Souza Júnior
Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008-2013/graduação) (2014-2016/mestrado). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Católica de São Bosco (2014-2016). Experiência profissional em Psicologia Clínica e Saúde pública. Docente em instituição de ensino superior: UNIFUCAMP (Centro Universitário Mário Palmério). Experiência na área de pesquisa com ênfase em Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica, Infância, CAPS, dentre outras temáticas.
Me. Wellington Luís Cardoso Bessa
Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1990) com formação em Psicanálise pelo Instituto de Pesquisa em Psicanalise de São Paulo (ligado a Escola Brasileira de Psicanalise). Mestre em Psicologia Aplicada pelo programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (linha de Pesquisa Psicanálise). Especialista em Fundamentos Filosóficos da Psicologia e Psicanalise pelo departamento de Filosofia da UNICAMP. Atua como docente do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES?ULBRA) e da Faculdade Pitágoras de Uberlândia. Atua ainda na Saúde Mental de Uberlândia.
Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6483678441825301
Não importa a intensidade, precisamos ser Luz para o caminho das pessoas! Quanto mais luz definida, menos trevas no mundo das pessoas!
Por que o que queremos é CUIDAR DAS PESSOAS!
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